• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaArtista Manoela Medeiros expõe “é.é.é” na Zipper Galeria

    voltar para a agenda2/7/15 | quinta-feira

    Porta de Arte Moderna – Artista Manoela Medeiros expõe “é.é.é” na Zipper Galeria

    Zipper Galeria apresenta instalações, vídeos e performances da artista Manoela Medeiros

    performance2 2015 foto by Rodrigo Barja

    A exposição “é.é.é” da artista Manoela Medeiros, apresenta instalações, vídeos, monotipias e performances que provocam um encontro entre corpo e espaço. Com curadoria de Maria Catarina Duncan, os trabalhos dessa exposição incitam um dialogo sobre o conceito de pele como limite e possibilidade, membrana permeável.

    Ao assistir o movimento da luz do sol no espaço, a artista se propõe a escavar a parede, na tentativa de demarcar um espaço em constante movimento. O público é convidado a assistir a passagem de luz sobre a escavação como um filme projetado, em sessões sugeridas. Em um trabalho de vídeo, a artista se aproxima de uma parede com um balão entre seu corpo e o espaço, pressionando até que o ar esvazie. Ao longo da exposição haverá performances inéditas, em que a relação da artista com o espaço está sempre em conversa.

    Os sujeitos que protagonizam esse trajeto tem dois corpos; um corpo é corpo, o outro corpo é espaço. Esses corpos estão atravessados pelo tempo que passa em ritmo marcado e se desdobra em ainda-presente e já-passado.

    “A artista se movimenta em relação as paredes que a abrigam, corpo e espaço em uma constante tentativa de aproximação. O espaço provoca o corpo ou é o corpo que responde ao espaço? Tudo é relação – espaço é sujeito. Cria-se assim uma troca mútua em um jogo sem final.”- enfatiza Maria Catarina Duncan.

    Fazem parte deste jogo, o espaço onde estamos, o corpo que habitamos, os segundos que passam. Ao tentar traduzir esses estados, algo se perde. E tratando-se de uma matéria prima tão efêmera, o resultado é, enfim, sempre flexível e contingente.rabalhou na exposição “Terra Comunal Marina Abramovic” no Sesc Pompéia (São Paulo, 2014) e na 32a Bienal de São Paulo. Foi assistente curatorial do “Pivô Arte e Pesquisa”, espaço cultural sem fins lucrativos (São Paulo, 2014–2015). Produziu a exposição “Alter-Heróis” no MAC – USP Ibirapuera com curadoria de Maria do Carmo Pontes e Daniela Capelato (São Paulo, 2014). Em Londres, trabalhou para a galeria Sprüth Magers (2013) e South London Gallery (2012). Fez produção e assistência de curadoria para Marcello Dantas na mostra “Still Being” do artista Antony Gormley realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro, 2012).

    Serviço:
Exposição: “é.é.é” – Individual de Manoela Medeiros com curadoria de Maria Catarina Duncan Projeto Zip‘up – coordenação Mario Gioia

    Abertura: 02 de julho, das 19h às 22h
Visitação: 03 de julho a 01 de agosto de 2015 @Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1.494 – Tel. (11) 4306-4306 Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h www.zippergaleria.com.br