• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • Agenda“1:1” (um pra um), individual de Shima

    voltar para a agenda

     

    Shima produz obras durante sua individual 

    na Casa Contemporânea

     

    O evento acontece paralelamente à 31ª Bienal de SP

     

    O artista plástico paulistano Shima (Márcio Shimabukuro) apresenta a exposição “1:1” (um pra um), a partir do dia 06 de setembro de 2014 (sábado), na Casa Contemporânea, na Vila Mariana, em São Paulo. O performer habitará o espaço expositivo durante o período da exposição e vai desenvolver ali, num processo permeável à interlocução com o público – e aberto à visitação, a própria exposição, em um período de quatro semanas. A mostra fica em cartaz até o dia 04 de outubro de 2014.

     

    Com curadoria de Yudi Rafael, a exposição será pontuada por encontros marcados aos sábados, nos quais o artista – que não deixará a casa, poderá propor atividades junto aos visitantes e apresentar trabalhos desenvolvidos durante sua estada no local. A produção da mostra fica por conta de Raphaela Melsohn.

     

    Crowdfounding

    O projeto teve financiamento colaborativo, através da plataforma digital Catarse (www.catarse.me/pt/umpraum), e o público obteve ‘recompensas’ como trabalhos seriados do próprio artista, que variavam entre R$ 10 a R$ 10 mil. A permeabilidade do processo artístico e a presença de visitantes como matéria de trabalho para a exposição tornam a constituição de rede parte de uma lógica que marca e atravessa as diferentes etapas do projeto.

    Arte e cinema

    Paralelamente, o artista – que passa a fazer parte do staff da Galeria Mezanino, também participa de outras duas mostras na capital paulista. No Centro Cultural São Paulo (CCSP), ele participa da II Mostra do programa de Exposições 2014 (02/ag-26/out) com a performance “À Sua Imagem e Semelhança” (acompanhado pela curadora Ana Luísa Lima), que resulta em uma série de esculturas que replicam o busto do artista nipobrasileiro. No Ponto Aurora, acontece a mostra “(Re)” (09/ag-06/set), do Projeto Vitrine #3, em parceria com a artista Raquel Schembri, em que a correspondência entre os dois artistas é apresentada. No final, as cartas serão abertas ao público durante uma performance, em novembro.

     

    Shima faz uma participação especial no filme “O Homem das Multidões” (2014), atualmente em cartaz, com direção de Cao Guimarães e Marcelo Gomes. Também assina a direção de arte, figurino e maquiagem de “KOREA” (2014), de Thiago Taves Sobreiro, que tem sua estreia no 25º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que acontece durante 20 a 31 de agosto de 2014.

     

    Shima

    Nasceu em 1978 em São Paulo, vive e trabalha em Carrancas – MG. Graduou-se em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 2001. Utiliza da metodologia do design para desenvolver projetos em performance arte, além de objetos, instalações, filmes e fotografia. Foi indicado ao prêmio PIPA em 2013, no qual conquistou a categoria Pipa Online, participou dos programas Rumos Artes Visuais (2008-2009), Interações Florestais Terra Una (2010), Bolsa Pampulha (2010-2011), e realizou residências na Holanda (European Ceramic Workcentre), Japão (Okinawa’s City Mayor), e Bélgica (Les Halles), entre outros. Recebeu prêmios como Melhor Curta, no I Frankenstein Filmfest, na Alemanha, pelo filme “Third Person” e Menção Honrosa no IX FestCine, em Goiânia. Participou de exposições coletivas na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Portugal, República Tcheca e Venezuela.

    http://shima.art.br/

     

    Casa Contemporânea

    Espaço multidisciplinar, dirigido por Marcelo Salles e Márcia Gadioli, que realiza exposições, encontros e debates sobre arte, arquitetura, urbanismo, moda, teatro e assuntos correlatos; galeria para exposições de arte contemporânea e comercialização. Uma casa que acolhe novos artistas com interesse e produção em arte contemporânea e áreas afins.

     

     

    website: www.casacontemporanea370.com

     

    Créditos: Shima / Divulgação

    Reprodução / Divulgação (Aurora)