• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • Agenda6º Salão dos Artistas Sem Galeria

    voltar para a agenda22/1/15 | quinta-feira

    6o Salão dos Artistas Sem Galeria exibe obras dos 10 artistas selecionados em galerias de SP e MG

     

     

    Obra “Porque?”,  de Myriam Zini, 2014

     

    Além de ocupar a Zipper Galeria e a Arterix, em São Paulo, nesta ediçã,o a exposição ganha itinerância na Orlando Lemos Galeria, em Belo Horizonte (MG). Outra novidade é a mostra individual que o artista vencedor ganha no espaço mineiro.

     

    Os dez artistas selecionados na 6ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), participam de exposições coletivas em três galerias. Em São Paulo, as exposições são simultâneas e ocorrem na Galeria Sancovsky (antiga Arterix) (de 22/1 a 21/2) e na Zipper Galeria (de 23/2 a 21/2). Em Belo Horizonte, a mostra ocorre na Orlando Lemos Galeria, entre 07 e 29/03/15. O artista premiado ganhará uma individual no mesmo período no espaço mineiro.

     

    O júri de seleção foi formado pelos curadores Adriano Casanova, Enock Sacramento e Mário Gioia, que escolheu os seguintes artistas: Andrey Zignnatto (SP), Charly Techio (SC/PR), Cida Junqueira (SP), Evandro Soares (BA/GO), Fernanda Valadares (SP/RS), Lucas Dupin (MG), Marcos Fioravante (PR/RS), Myriam Zini (Marrocos/SP), Piti Tomé (RJ) e Thais Graciotti (ES/SP). Após a abertura, o júri fará votação para definir o ganhador do prêmio de R$ 1.000,00. O escolhido ganhará ainda uma exposição individual na Orlando Lemos Galeria. Todos os dez selecionados recebem R$ 600,00 de ajuda de custo.

     

    O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com  galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.

     

    A 6ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria recebeu 145 inscrições de 11 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. São Paulo compareceu com 88 artistas, sendo 69 da capital, 15 do interior, 4 do ABC e um do litoral. Rio de Janeiro teve 19 inscritos (14 da capital e cinco do interior e litoral). Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais vieram em terceiro, com sete inscritos cada. Santa Cataria compareceu com quatro inscrições. Amazonas, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Pará tiveram uma inscrição cada.

     

    A galeria paulistana Zipper foi, mais uma vez, indicada como preferida dos artistas inscritos. A Zipper recebeu 30 votos opcionais e espontâneos. Pela primeira vez na história do evento, Agnaldo Farias não é o curador mais mencionado pelos artistas inscritos. Foi ultrapassado por Mario Gioia, que contou com 11 votos. Agnaldo segue em segundo, com 9 votos. Em terceiro apareceu Cauê Alves (oito) e Paulo Miyada (sete). Josué Mattos, Marcelo Campos e Ricardo Resende tiveram cinco votos cada. Paulo Herkenhoff, Fernando Oliva, Fernando Cocchiarale e Thaís Rivitti tiveram quatro votos cada. A indicação de até três curadores na ficha de inscrição foi opcional e espontânea. Outros 90 nomes foram lembrados pelos artistas, que podiam votar em até três curadores.

     

     

    Serviço do 6o Salão dos Artistas Sem Galeria:

     

    GALERIA SANCOVSKY (Antiga Arterix)

    Abertura: 22 de janeiro, quinta-feira, das 19h às 22h

    Período expositivo: de 23 de janeiro a 21 de fevereiro de 2015

    Praça Benedito Calixto, 103, Pinheiros, São Paulo, SP

    Tel.: (11) 3086-0784.  | Seg. a sex., 10h/19h; sáb., 10h/18h30.

    www.arterix.com.br | entrada franca