• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaA Carbono Galeria inaugura a exposição “Gringos” com curadoria de Nessia Leonzini.

    voltar para a agenda

    A Carbono Galeria, comandada por Ana Serra e Renata Castro e Silva, inaugura no dia 25 de junho a coletiva “Gringos”, com obras de série de grandes nomes internacionais, como Bruce Nauman, Jeff Koons, Jeny Holzer, John Baldessari, Mona Hatoum, Sarah Morris, Sol Lewitt, Sophie Callie, Tracey Emin e William Kentridge. A exposição tem curadoria de Nessia Leonzini, profissional com grande experiência em múltiplos e exposições internacionais. “Gringos” fica em cartaz até 30 de julho.

    Com essa exposição, a Carbono dá a seu público o acesso ao trabalho de artistas renomados, que costuma ser mostrado no Brasil em mostras organizadas por grandes instituições. Além disso, a galeria segue cumprindo com seu compromisso de criar no mercado brasileiro reconhecimento para a produção de múltiplos. “A noção de obras de arte múltiplas me encanta; edições são gostosas de colecionar, não quebram a conta do banco e, além do mais, quando bem compradas, valorizam muito”, comenta Nessia.

    As peças exibidas em “Gringos” são, em sua maioria, produzidas em papel: gravuras e fotografias. A mostra apresenta ainda trabalhos tridimensionais, como objetos e utensílios. “Ao organizar a exposição, minha preocupação foi a de reunir um grupo eclético de artistas estabelecidos de renome internacional que me surpreendem pelo espírito investigativo, pela originalidade e pelo profundo interesse em explorar novas mídias”, explica a curadora.

    Dois dos participantes da exposição, Larry Clark e Ralph Gibson, abrem no dia 27 de junho exposição no MIS – Museu da Imagem e do Som, intitulada “Ralph Gibson & Larry Clark – Amizade, fotos e filmes”, também com curadoria de Nessia Leonzini. Na exposição da Carbono Galeria, Ralph Gibson lança obra inédita: uma fotografia com tiragem de 25 unidades.

    Os artistas com obras em “Gringos” são: Adam McEwen, Alex Katz, Alexandre Singh, April Gornik, Bruce Nauman, David Salle, Donald Baechler, Ed Ruscha, Elizabeth Peyton, Fred Tomaselli, Jeff Koons, Jenny Holzer, Joel Shapiro, John Baldessari, Larry Clark, Lawrence Weiner, Louise Lawler, Luc Tuymans, Mary Heilmann, Maya Lin, Mona Hatoum, Nick Cave, Peter Doig, Rachel Whiteread, Ralph Gibson, Richard Prince, Richard Tuttle, Robert Mangold, Sarah Morris, Sean Scully, Sol Lewitt, Sophie Callie, Teresita Fernandez, Tracey Emin, William Kentridge e William Wegman.

    “Um senso de humor permeia os trabalhos, como nos extravagantes autorretratos de Nick Cave, na barra de chocolate pós-pop de Adam McEwen, na xícara absurda de Mona Hatoum ou na estrela cadente de Lawrence Weiner”, analisa Nessia Leonzini. “Esses artistas são, sem exceção, artistas que considero importantes não só pelo legado artístico, mas pela emoção estética que provocam”, completa a curadora.

    Nessia Leonzini

    Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Nova York, cidade onde vive e trabalha. É autora do livro “Manhattan: Arte Contemporânea e algo a mais”, publicado em 2009. É atualmente parte do conselho curatorial do Global Latin America, no Museum of Arts and Design, em Nova York, e curadora do website artspace.com. Tem em ainda em sua trajetória a co-curadoria da exposição “Vida Animada: os desenhos de Roy Lichtenstein, que circulou por espaços como Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro) e Museo Malba (Buenos Aires) entre 2005 e 2006, e a curadoria de “Warhol:Polaroids”, exposição que ficou em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), entre muitas outras.

    Sobre as galeristas:

    Renata Castro e Silva foi Diretora de Criação da Agência Level por 14 anos em Recife, sua cidade natal. Em São Paulo há quatro anos, passou seu tempo na cidade a frente da Agência Helix de design gráfico e branding. Ana Serra vem de 30 anos de atuação em publicidade. Nesse período venceu o prêmio Caboré em duas ocasiões e fundou a prestigiada Agência AGE Isobar.

    Para mais informações, acesse o site www.carbonogaleria.com.br