• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaA Carbono inaugura “A Pegada Pop”, e tem curadoria de Ligia Canongia

    voltar para a agenda

    Carbono Galeria abre exposição coletiva “A Pegada Pop”, em 12 de agosto

    Obras dos artistas Maria Nepomuceno, Emmanuel Nassar, Marcos Chaves, Gary Hume, Cildo Meireles, Helio Oiticica e Jeff Koons participam da exposição

    São Paulo, julho de 2014 – No dia 12 de agosto, terça-feira, a partir das 19h, a Carbono Galeria inaugura a exposição “APegada Pop”, com curadoria de Ligia Canongia. Vários artistas estão desenvolvendo peças exclusivas para esta exposição, como Maria Nepomuceno, Emmanuel Nassar e Marcos Chaves. Além deles, haverá edições de obras dos artistas Jeff Koons, Gary Hume, Cildo Meireles, Carlos Garaicoa, Alex Katz, Janaina Tschäpe, Lós Carpinteros e Christian Marclay, Eduardo Coimbra,  Roberto Magalhães, Rochelle Costi, Delson Uchôa, ,Cabelo e Hélio Oiticica. A exposição ficará aberta até o dia 27 de setembro.

    Trata-se de uma mostra que investiga os lastros da pop art na atualidade, confirmando a persistência de muitos de seus princípios ao longo da história recente da arte. “A ideia da exposição foi a de mapear, por meio da produção de múltiplos, a influência que permanece da pop art norte-americana na arte contemporânea”, comenta Ligia Canongia. “Essa ‘pegada’, no entanto, como bem diz o nome, não segue a genealogia estrita do movimento dos anos 1960, mas pontua certos padrões que se mantiveram ao longo do tempo, como a apropriação do mundo empírico, da banalidade do cotidiano, da vida urbana e das linguagens comerciais. Os artistas da exposição, representantes de gerações que se estendem desde os anos 60 aos dias de hoje, demonstram que essa ‘pegada’, longe de ter se esgotado na época da origem do movimento, continua atual e vigorosa”, finaliza a curadora.

    Entre as obras criadas especialmente para esta exposição, destaque para a “Boca” do artista Marcos Chaves. Nela, o artista retoma uma discussão iniciada em 2005 a partir de sua relação com as máscaras, objetos que carregam em si um sentido ilusório, que possuem a capacidade de transformar o “eu” com humor e ao mesmo tempo criticamente.

     

    Já a artista Maria Nepomuceno apresenta uma escultura, um vaso cerâmico que abriga diversos objetos azuis, em diferentes tons: são miçangas soltas que formam a base para esferas de fibra de vidro e resina, uma delas envolta por cordas. Um objeto místico, que nos remete a oferendas feitas a deuses e, neste caso, aos deuses das cores.

     


    Obra de Maria Nepomuceno, “Oferenda aos deuses das cores”, criada especialmente para a exposição A Pegada Pop

    Também exclusiva para esta exposição da Carbono, a obra do artista Emmanuel Nassar, “ENBox”, é composta por dois volumes quadrados, com uma linha divisória marcada pela figura da serra, que mesmo estática nos induz a seu movimento. Inicialmente separadas, as partes estão unidas fisicamente, mas em uma iminente divisão. De um lado há a letra “E” e do outro a letra “N”. A obra faz referência a seus signos intrínsecos: às iniciais do artista, ao número de edição e ao ano de sua produção.


    ”ENBox”, de Emmanuel Nassar, obra que estará exposta na Carbono

    Carbono online
    Em 2013, a Carbono lançou em seu próprio website (www.carbonogaleria.com.br) uma galeria virtual, através da qual é possível adquirir obras que podem ser enviadas a qualquer parte do Brasil. Os clientes cadastrados ainda têm a vantagem de comprar trabalhos através de pré-venda, antes mesmo do lançamento.

    Carbono Galeria     
    A Carbono Galeria, dirigida por Ana Serra e Renata Castro e Silva, foi inaugurada em março de 2013. Com a intenção de difundir a arte contemporânea no Brasil e valorizar as obras múltiplas em seus mais diversos formatos – gravura, escultura, objeto, fotografia, etc. –, a galeria promoveu, desde sua inauguração, exposições coletivas, das quais participaram nomes como Waltercio Caldas, Regina Silveira, Angelo Venosa, Paulo Pasta, Iole de Freitas, Sarah Morris, Tracey Emin, Felipe Cohen, entre outros, além de individuais de Tomie Ohtake e Julio Le Parc.

    A Pegada Pop @ Galeria Carbono

    Para mais informações, acesse o site www.carbonogaleria.com.br