• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaA Galeria Lume abre a exposição “Avessos” de Lúcio Carvalho, com curadoria de Paulo Kassab Jr.

    voltar para a agenda

    A mostra é composta por 16 obras inéditas, entre fotos, esculturas, backlights e pinturas, e são uma representação de uma coleção de memórias do artista por meio de lembranças reconstruídas e saudades recriadas por sua imaginação e seus sentimentos.

    Sonhos transbordantes

    Lúcio Carvalho, Sonhos transbordantes (2013), backlight.

    Com recordações pessoais remontadas em suportes distintos, Lúcio elabora suas obras a partir de elementos representativos de uma determinada época de sua vida, tais quais o onipresente coração, o crânio, o esqueleto animal, o pneu, entre outros. Cada um deles tem um significado único para o artista – como o pneu, que era um de seus “brinquedos” favoritos. Os trabalhos que compõem Avessos se apresentam como uma fusão de elementos da memória do artista. A série inédita possui uma intensa carga de memória afetiva e relata suas vivências.

    Quando criança, conviveu com seus pais, avós, irmãos e primos em uma fazenda chamada “Não Sei”. O artista reparava e desenhava tudo ao seu redor, sempre em clima de diversão e amor, dentro de uma família muito extensa.  Entretanto, Lúciosentia-se deslocado nesse meio. Enquanto as demais crianças brincavam no campo e andavam a cavalo, o artista escondia-se embaixo da mesa ou em outros lugares, reparando o dia a dia na fazenda: “A mesma árvore onde brincávamos balançando em pneus, eram pendurados os alimentos. (…) Porém, ponderando sobre isso, eu percebi que meu trabalho é muito mais sobre os sentimentos nos quais se envolvem as minhas lembranças, do que simplesmente objetos pendurados. O “Avesso” é minha vontade de ver o contrário do que tudo aquilo representa como figura”, comenta Lúcio.

    Eu também amei

    Lúcio Carvalho, Eu também amei (2013), fotografia.

    Nas palavras de Paulo Kassab Jr., diretor cultural da Lume e curador da exposição: “A nostalgia está sempre muito presente nos trabalhos de Lúcio Carvalho. Nessa série, observamos que todas as obras são acúmulos de memórias. Histórias contadas em uma única escultura, pintura ou fotografiaAs cristaleiras de sua avó, usadas para guardar objetos e presentes importantes, misturam-se com os pneus que eram um dos seus brinquedos favoritos, envoltos em uma nevoa criada pela queima da cana de açúcar.

    Exposição: Lúcio Carvalho – Avessos

    Curadoria: Paulo Kassab Jr.

    Coordenação: Felipe Hegg

    Abertura: 28 de novembro de 2013, às 19h

    Período: de 29 de novembro a 21 de dezembro de 2013.

    Local: Galeria LUME – www.galerialume.com

    Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP

    Tel.: (11) 3704.6268

    Horário: Segunda a sexta, das 10h às 20h.

    Número de obras: 16

    Técnica: Fotografia, backlight, escultura, óleo sobre tela.

    Zeca – Balady Comunicação
    Tel.: 11-3814.3382