• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaA Paralelo expõe MONSTRUTIVISMO de Ivan Cardoso com curadoria de Fernando Cocchiarale

    voltar para a agenda

    Nesta mostra, diversos trabalhos exploram a versatilidade da produção de Ivan por meio de vídeos, fotos, objetos, colagens e pinturas, com a proposta de apresentar um resumo de sua obra.

    Ivan Cardoso

    Ivan Cardoso, Helio Oiticica no Vórtice (1979), Fotografia.

    A exposição pode ser considerada uma trama, ainda em processo, produzida não só pela invenção poética e por novas imagens, pinturas e objetos de Ivan Cardoso, como também pelo registro icônico de personalidades do universo cultural brasileiro, capturados pela câmera do artista. Nas palavras de Fernando Cocchiarale: “A mostra tem por foco principal a faceta menos conhecida da produção visual de Cardoso. No entanto, é impossível pensá-la separadamente – tanto o cinema de Ivan Cardoso quanto suas outras obras têm por referências ícones da brasilidade. Mas, diferentemente do foco agro-rural que havia marcado essa questão até o pós-guerra, as referências apropriadas pelo artista são inversamente urbanas. Na verdade ele sequer trata de temas estritamente brasileiros já que múmias, vampiras, etc. são parte de um imaginário local que filtrou Hollywood e chegou às chanchadas da Atlântida.”

    Ivan Cardoso

    Ivan Cardoso, A peleja do Diabo Contra o Dono do Céu – Helio Oiticia veste o parangolé NoBlau (1977), Fotografia.

    Em meio à intensa repressão instaurada pela Ditadura Militar, Cardoso inventou um cinema que, ao conceber a máscara do chamado terrir e a estética udigrudi, confrontava diretamente tal repressão e seus desdobramentos. Ao discorrer sobre o artista, Remier Lion pondera: “Pode-se dizer que os filmes de Cardoso propõem uma espécie de carnavalização cinematográfica, uma vez que, contrários a qualquer espécie de ingenuidade, exibem um niilismo ideológico assombroso e acima de tudo, divertido.

    No entanto, o cinema não é único no universo poético formado pelo conjunto das obras criadas por Ivan Cardoso. Do cinema e da fotografia, o cineasta-artista expandiu-se para diversos outros suportes, agora expostos nesse apanhado de sua produção que entra em cartaz na Galeria Paralelo.

    Para mais informações, acesse: www.paralelogaleria.com