• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaAlberto da Veiga Guignard

    voltar para a agenda24/4/15 | sexta-feira

    Alberto da Veiga Guignard

    A exposição destaca a relação natural e concreta da obra de um dos maiores pintores modernistas brasileiros, que viveu em Minas Gerais, desde a década de 1940.

    Com curadoria do crítico Paulo Sérgio Duarte, a exposição é resultado de uma vasta pesquisa. Incorpora uma retrospectiva de conjunto de pinturas, desenhos e retratos de Guignard.

    Por dedicar-se a praticamente todos os gêneros da pintura – retrato, autorretrato, paisagem, natureza-morta, pintura de gênero e pintura religiosa – costuma, em muitas obras, tratar de dois ou mais gêneros na mesma tela, como em suas naturezas-mortas, de número reduzido e quase sempre de caráter fantástico, que trazem uma paisagem ao fundo.

    Os retratos, considerados por alguns críticos como a vertente mais fértil de sua obra, constituem a maior parte de sua produção e trazem pessoas de sua família, amigos ou filhos de amigos, intelectuais, artistas e autorretratos.

    Além de sua obra ainda há o Guignard educador, o artista que levava seus alunos para realizar desenhos ao ar livre, que respeitava e estimulava as características individuais de cada pessoa, que falava sobre a importância do ver, sentir e realizar.