• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaAlberto Ferreira: A Construção de Brasília, em exposição na Galeria Lume

    voltar para a agenda

     

    Galeria Lume abre a exposição A Construção de Brasília, do fotógrafo brasileiro Alberto Ferreira. Com curadoria de Paulo Kassab Jr. e composta por 12 imagens em preto e branco – algumas inéditas, a mostra representa um retrato da euforia e das descrenças alastradas junto à inauguração da nova capital federal.

    Aerobatics in the inauguration of Brasilia city* - Federal District - Brazil *Brasilia is UNESCO World Heritage Site since 12-11-1987.

    Alberto Ferreira ocupou, durante anos, importante cargo na imprensa e o fez com a ética e a obrigação jornalística de mostrar o acontecimento sem distorcer os fatos. Da mesma forma na fotografia, o artista apresenta não apenas belas imagens, mas também um senso crítico acerca deste momento histórico: o contraste entre políticos, exaltados com a capital federal – talvez por sua distância das demais cidades; pessoas da alta sociedade, crentes em um novo país; e os candangos, construtores da cidade que, posteriormente, acabaram por ficar à margem do projeto habitacional, sendo obrigados a viver em periferias.

     

    Acompanhando Juscelino Kubitschek em suas idas e vindas à nova capital, Alberto Ferreira presenciou todo o processo de construção da cidade e criou um dos mais importantes registros visuais deste momento. Nestas ocasiões, o fotógrafo teve diversas oportunidades de registrar cenas como a chegada do embaixador inglês, a interação entre as pessoas e a arquitetura modernista da cidade, a cerimônia inaugural de Brasília, alguns dos operários que trabalharam na obra, entre outras.

    Alberto Ferreira - Série Brasília (4)

    Nas palavras de Paulo Kassab Jr., diretor cultural da Lume e curador da mostra: “Mais que um documentarista, Alberto Ferreira estava à frente de seu tempo e, diferente de outros que acompanharam a criação de Brasília, não se iludia com o novo projeto.  Em 1960, no ano da inauguração da capital, o fotógrafo já vislumbrava as dificuldades de se ter uma capital no interior do país e os problemas trazidos por um planejamento que, sem intenção, segregava as diferentes classes sociais em suas zonas de habitação.”

     

     

    Exposição                 Alberto Ferreira – A Construção de Brasília

    Curadoria                  Paulo Kassab Jr.

    Coordenação                        Felipe Hegg

    Número de obras       12

    Técnica                      Fotografia

    Dimensão                   de 40 x 40cm a 105 x 100cm

    Preço                          de R$ 8.000,00 a R$ 22.000,00

     

    Alberto Ferreira

    Nasceu na Paraíba em 1932. Trabalhou por 25 anos no Jornal do Brasil, onde ocupou o cargo de editor de fotografia entre 1966 e 1988. Recebeu o Prêmio Esso de Fotografia, em 1963, com a foto “O rei se curva ante a dor que todo o Brasil sentiu”, registro da contusão sofrida por Pelé durante o jogo contra a Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1962, no Chile. Em 1965 faria outro importante registro do rei, dessa vez uma majestosa bicicleta em jogo contra a Bélgica no Estádio do Maracanã, imagem que seria utilizada em selos dos Correios e que faz parte da coleção da Maison Européene de La Photographie, instituição que o considera como um dos maiores fotógrafos do século XX, ao lado de nomes como Robert Doisneau, Edouard Boubat, Pierre Verger e Cartier Bresson, entre outros. Alberto Ferreira faleceu em 2007, no dia em que completava 75 anos de idade.

     

    Galeria Lume

    Fundada em 2011 com o objetivo de exibir os grandes nomes da fotografia brasileira, a Galeria LUME estabeleceu-se em pouco tempo como referência de vitalidade, conceito e transgressão. Dirigida por Felipe Hegg e Paulo Kassab Jr., a LUME apresenta um caminho alternativo para a leitura da contemporaneidade, através de um diálogo aberto, pautado pela pesquisa curatorial e pelo espírito da época. A galeria oferece um panorama dinâmico, apostando em diferentes plataformas, nas quais artistas brasileiros e estrangeiros realizam exposições ousadas, orientadas pelo desenvolvimento de trabalhos conceituais e pesquisas consolidadas.

     

    Ass. Imprensa            – Balady Comunicação – Silvia Balady/Zeca Florentino

    Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br