• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaAlê Jordão comemora os 460 anos da cidade de São Paulo com a obra Desapego – Trash Away, idealizada para o The Wall Ride Project.

    voltar para a agenda

    No dia 25 de janeiro, a partir das 17h, será lançado o terceiro muro do The Wall Ride Project, idealizado por Alê Jordão, artista cuja obra Desapego – Trash Away encerra o primeiro ciclo de intervenções do projeto. O local é conhecido e fica em frente ao Copan: Avenida Ipiranga, 120, República. A exposição é um presente à cidade e será oportunamente inaugurada em comemoração aos 460 anos de São Paulo, contando com o som dos DJs Suissac e Zegon e acesso gratuito já que é uma obra de arte pública.

    Imagens dos elementos que comporão o muro. Foto: Divulgação

    Imagens dos elementos que comporão o muro. Foto: Divulgação

    A obra, intitulada Desapego – Trash Away, é plural e baseada nos 13 anos de carreira do artista. Fotos, graffiti, mobiliários, pinturas e objetos de consumo farão parte de um cenário provocativo. No muro, uma colagem tridimensional como pano de fundo para objetos reais, de mais de uma década de acervo pessoal, como neons, pelúcias, quadros e até um Fusca posicionado de forma a aludir sua travessia de um lado a outro da parede. Efeitos de luz e sombra e diversidade de volumes e texturas irão compor uma plataforma única, instigando a reflexão sobre a sobrevivência da humanidade e a necessidade de consumo – ou de desapego.

    A ação simboliza literalmente o desapego do artista. “Todo artista tem apego a seu próprio trabalho. O conceito da intervenção vem justamente para exercitar isso, com uma exposição de arte em ambiente nada convencional, fora de galeria ou museu, levando em conta o risco da livre intervenção de outros artistas – ou pessoas – em cima do próprio trabalho”, avalia Jordão. Ciente, o artista colocará uma tag personalizada em cada peça, com logo e data do projeto, sendo sua durabilidade efêmera ou não.

    O objetivo do projeto é apresentar diferentes estilos dentro das artes plásticas, como grafismo, colagem, design, graffiti e fotografia. The Wall Ride Project foi inaugurado em 29 de setembro por Sesper, que interviu com suas já conhecidas colagens. Para o idealizador Alê Jordão, essa é uma maneira de promover e divulgar a arte urbana na cidade. “Acreditamos que a arte em geral conecta e comove pessoas de todas as idades. A inspiração vem de Nova York (Houston e Bowery Wall), mas queríamos algo mais dinâmico que se comunicasse também com amantes de arte em outros lugares”, explica Jordão.

    Alessandro Jordão é artista plástico e conceitual, nascido e criado em Santos, no litoral paulista, onde adquiriu o gosto por skate e, consequentemente, pela street art. Formado em Artes Plásticas com especialização em grafite e aquarela pela Faap, participa, desde 2002, de diversos eventos internacionais de arte e design. Em 2010, incorpora em seu trabalho matérias-primas e referências industriais, criando o Estúdio Alê Jordão.

    Sobre o The Wall Ride Project

    O projeto é uma criação do artista Alê Jordão, com consultoria e execução operacional da agência de branding Cincoum. A proposta consiste em intervenções artísticas de diferentes segmentos em um muro localizado na frente de um dos cartões postais da cidade, o edifício Copan, e leva arte gratuitamente aos moradores da cidade. O espaço escolhido foi o estacionamento Cappark, localizado na Avenida Ipiranga, centro da capital paulista, que ganhou iluminação própria, para que a arte possa ser apreciada em qualquer horário do dia.

    A região concentra grande fluxo de transeuntes diariamente, sendo este o público estimado do The Wall Ride Project. O projeto também existe online: thewallrideproject.com, onde o usuário pode encontrar fotos e vídeos da exposição, mostrando como cada trabalho foi feito, além de uma loja virtual onde estão disponíveis camisetas e prints dos artistas.

    Mais informações sobre o artista: www.alejordao.com/02.