• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaAlessandro Gruetzmacher apresenta série Litorâneas, vencedora do Marc Ferrez de Fotografia

    voltar para a agenda

    Pela primeira vez em São Paulo, 20 fotografias do catarinense feitas entre 2010 e 2012 ficarão expostas, a partir de 22 de outubro 

    Conhecido pelos projetos autorais em preto e branco e por utilizar longas exposições em suas fotografias, o jovem catarinense Alessandro Gruetzmacher apresenta pela primeira vez em São Paulo 20 obras da série Litorâneas, vencedora do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012, a partir de 22 de outubro, na Fauna Galeria.

    Praia da Joaquina II, Florianópolis, 2011_Alessandro Gruetzmacher_FAUNA GALERIA

     

    Praia da Joaquina II, Florianópolis, 2011

    A mostra reúne paisagens e detalhes do litoral de Santa Catarina, feitas entre 2010 e 2012, sempre em preto e branco. Um texto de apresentação desta série foi escrito pelo fotógrafo Claudio Edinger:

    “O trabalho de Alessandro fala da solidão, fala do infinito, fala da importância de se olhar o mar. A obra deste artista catarinense aprofunda o mistério, mostra o som do silêncio, passa horas vendo o mar e alegra a alma”, destaca.

    Ponta do Gravatá II, Florianópolis, 2012_Alessandro Gruetzmacher_FAUNA GALERIA

     

    Ponta do Gravatá II, Florianópolis, 2012

     

    Em busca da observação esquecida no cotidiano, Alessandro Gruetzmacher retrata as praias de areias brancas, os grandes costões rochosos e ilhas de várias formas e tamanhos com o intuito de descobrir e redescobrir o litoral onde vive.

    “Esta série se apropria de uma linguagem há muito esquecida pelas necessidades diárias na produção fotográfica. Utilizando longa exposição, tão necessária nos meados do século XIX, busco uma nova leitura imagética sobre as paisagens litorâneas, a qual nos faz contemplar as paisagens num ritmo desacelerado”, afirma Alessandro Gruetzmacher.

    Praia do Matadeiro V, Florianópolis, 2011_Alessandro Gruetzmacher_FAUNA GALERIA

    Praia do Matadeiro V, Florianópolis, 2011

    www.faunagaleria.com.br