• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaAntonio Sobral apresenta “Força Latente” no dconcept Escritório de Arte

    voltar para a agenda

     Antonio Sobral traz seu “desenho expandido” para a Força Latente no dconcept Escritório de Arte

    Pedras Carnaval, 2013. Colagem impressa em papel de algodão - 50 x 86 cm

    Pedras Carnaval, 2013. Colagem impressa em papel de algodão, 50 x 86 cm

    dconcept Escritório de Arte abre a mostra Força Latente do artista plástico, desenhista e cineasta Antonio Sobral com 30 obras entre desenhos, colagens, pinturas, backlights e fotografias  que se pretendem anti-ilustrativas buscando a liberdade anterior a um conceito formal: “a experiencia do mundo e a da linguagem no devenir”.

    Virtual, 2013. Colagem impressa em papel de algodão, 57 x 57 cm

    Virtual, 2013. Colagem impressa em papel de algodão, 57 x 57 cm

    Antonio Sobral está sempre se colocando na posição do experimentar e ousar constante. Sua abordagem em técnicas previamente utilizadas como a colagem e o desenho, mostra-se distinta em trabalhos recentes onde procura atingir metas de intimismo e espontaniedade de uma forma direta. Ao optar pelos pequenos formatos busca uma escala não sublime e sim humana. “Formas simples e símbolos primeiros balizam a espontaneidade num universo frágil e colorido” define o artista.

    Seus desenhos se desvincularam de temas permitindo a seu instinto, na repetição dos gestos, criar novos padrões esteticos unindo formas e cores. Nas palavras de Sobral, “trata-se de mimeticamente desenhar como o cerebro pensa: associativamente, contraditoriamente, auto-referencialmente, e relativamente”. Seu pensamento crítico a cerca do mundo que habita faz com que seus recentes trabalhos eixbam questionamentos ao inconformismo da padronozação do ser humano e busque o instinto e a consciencia de sua própria vontade.

    Força Latente reúne trabalhos onde Sobral se mostra “à margem de códigos sociais que condicionam a produção de imagens” mas também remete ao expressionismo abstrato dos anos 1980, sempre mantendo sua abordagem intimista.

     

     

    Antonio Sobral

    Antonio Sobral é brasileiro e nasceu em 1985 na cidade de São Paulo. Passou sua adolescencia no Rio de Janeiro, onde frequentou a EAV Parque lage, estudando desenho com Bia Amaral e Video com Paula Maria Gaetan. Estudou cinema no departamento de arte da Sorbonne em Paris, onde foi assistente do pintor americano James Brown, e frequentou diversos workshops com artistas como Marc Bijl. Foi assistente da pintora Adriana Varejão, no Rio de Janeiro e no CACI.

    Seu trabalho pessoal transita e dialoga em diferentes mídias como video, desenho e instalação, com foco intimista em colagem e na produção de livros de artista. Teve seu trabalho exposto em galerias e espaços variados entre a Suiça, o Brasil, a Argentina, a França e a Alemanha. Realizou residencias artisticas na Colombia, na Islandia e na Alemanha, onde vive atualmente. Teve seu trabalho publicado entre outros nas revistas “Zupi”, “O amarello” e recentemente no livro “Berlin What?”, que busca traçar um panorama da arte contemporanea emergente em Berlim.

    O artista focou nos ultimos anos sua produção em publicações, explorando a linguagem da colagem e a lógica do livro, em tiragem limitada e encadernação manual, utilizando frequentemente a impressão em risografia.

    Além disso, vem desenvolvendo colagens, desenhos e fotografias abstratas, que, através de grande liberdade de cor e gesto, expressam um universo psicodélico e intimista.

     

    dconcept Escritório de Arte

    Em 2004, o marchand Jean Pierre Isnard resolveu montar o dconcept escritório de arte, com a proposta de mostrar e incentivar artistas jovens que tivessem a oportunidade de apresentar sua produção, não só em seu proprio espaço, como em locais alternativos, dando oportunidade àqueles que encontravam dificuldades em espaços institucionalizados como as galerias alem de se aproximar das diversas vertentes da arte contemporânea e fomentar o vanguardismo artístico através de consultoria a colecionadores e admiradores de arte contemporânea..

    Hoje o escritório, dirigido por Cecilia Isnard, encontra-se localizado na charmosa Vila Flávio de Carvalho, nos Jardins, segue a mesma proposta, e com a utilização de  portfólios móveis, permite maior sintonia com a produção atual, bem como com os interessados neste segmento do mercado das artes.