• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaArnaldo Battaglini ‘A Fronteira como Território’ na Estação Pinacoteca

    voltar para a agenda

    A Estaçao Pinacoteca, da Pinacoteca do Estado de Sao Paulo, instituição da Secretaria Estadual de Cultura , tem o prazer de apresentar a partir de sabado, dia a 30 de novembro, às 11h, a exposiçao ‘A Fronteira como Território’ composta por obras criadas nos ultimos dois anos pelo artista paulistano Arnaldo Battaglini.  A mostra, que segue em cartaz até 9 de março, reúne  12 esculturas em ferro e dois adesivos aplicados diretamente na parede do espaço expositivo.

    Tendo a linha como elemento  constitutivo da obra, Battaglini reflete questões ligadas à representação espacial, fronteiras entre a percepção do bidimensional e do tridimensional,  e  tangências entre materialidade e imaterialidade. A projeção de sombras a partir das esculturas lineares é um elemento recente que foi anexado à sua pesquisa.  A obra do artista segue sua identidade gráfico-escultórica mantendo-se fiel ao uso da linha como experiência mental mas ao mesmo tempo tangível.

    Arnaldo Battaglini viveu e estudou Artes Plásticas em Londres entre 1975 e 1979, e lá iniciou sua carreira expondo pela primeira vez desenhos aquarelas, pinturas e gravuras na Loggia Gallery, em 1978. De volta ao Brasil, passou a dedicar-se ao desenho e à gravura, atuando como professor e criador / coordenador de diversos projetos culturais nacionais e internacionais entre 1984 e 1995. Conquistou prêmios nacionais e internacionais, com destaque para o prêmio gravura do Panorama da Arte Atual Brasileira – MAM SP , em 1990. A partir de 1988 passou a pesquisar a escultura valendo-se de construções lineares em metal, ora utlizando a parede, ora o chão como apoio.

    O catálogo da mostra com texto de apresentação de Katia Canton, será lançado ao final de janeiro de 2014, em data a ser anunciada.