• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaArnaldo Pappalardo abre exposição de fotografias No Where, Now Here na Fauna Galeria

    voltar para a agenda

    A partir de 15 de agosto, o artista apresenta 26 imagens que confrontam o analógico e o digital, o colorido e o preto-e-branco, o movimento e o estático

     Arnaldo Pappalardo FAUNA 21

     

    O fotógrafo Arnaldo Pappalardo expõe na Fauna Galeria, a partir de 15 de agosto, um conjunto de 26 trabalhos composto por imagens isoladas e outras agrupadas, feitas em vários lugares – da beira de um rio ao interior de um avião, e em várias cidades: São Paulo, Nova York, Paris, Lisboa, Veneza, Turim, entre outras.

    A exposição propõe o relacionamento de fotografias feitas nos últimos dois anos, entre digitais coloridas e P&Bs captadas com câmera analógica.

    O artista realizou uma edição criteriosa que resultou neste conjunto de imagens, a ponto de impossibilitar uma leitura linear, descartando qualquer tentativa de uni-las por um tema, lugar ou traço estético. “O no where do título pode ser essa perda intencional de referencial que proponho ao utilizar, por exemplo, imagens de imagens, no caso de cliques feitos de televisões, por exemplo, ou de um quadro do Louvre, que está lado a lado de detalhes de um banheiro de avião”, diz Arnaldo.

     

    “O observador estabelece com as fotografias um tipo de conexão singular no momento em que se relaciona subjetivamente com cada elemento que compõe a mostra, o now here no título da exposição”, define o fotógrafo. O tratamento da luz e da sombra e a cultura urbana também são marcantes na exposição No Where, Now Here.

     

    “A partir do exercício de editar fotografias, com a intenção de buscar relações inusitadas, meu desejo é provocar o deslocamento dos seus significados, e com isso trazer à tona algo de novo”, completa.

    Arnaldo Pappalardo FAUNA 17

    Uma das paredes da Fauna Galeria terá 12 fotografias, sendo 10 de Nova York e 2 de Veneza, mas que dificilmente poderão ser identificadas como originárias destas cidades. O traço em comum entre uma minissaia, um sapato alto, luzes difusas na noite e outros temas é a cor vermelha que forma uma articulação entre elas. O público poderá apreciar outras obras de Arnaldo na exposição praticamente simultânea, Tavoletta, no Museu da Casa Brasileira, com abertura no dia 10 de agosto. “As duas mostras estão conceitualmente relacionadas, já que ambas abordam a própria fotografia contemporânea. Foi intencional coincidirem as datas”, comenta o artista.

     

     

     

    Sobre Arnaldo Pappalardo (São Paulo, 1954) – Trabalha há 30 anos como fotógrafo profissional, atuando em muitas áreas – fotografia publicitária, de arquitetura, de obras de arte etc. Atualmente se dedica também ao ensino de fotografia, ministrando workshops na periferia de São Paulo e no seu estúdio. Formou-se em Arquitetura pela FAU-USP, tendo sido aluno do artista plástico Carlos Fajardo e da fotógrafa Claudia Andujar. Entre as mostras realizadas, destacam-se: MASP/São Paulo,1984; Tensão sobre a calma, Pinacoteca do Estado/São Paulo, 2008; Museu Nacional de Belas Artes/Rio de Janeiro, 2009; Rencontres Interntionale de la photographie/Arles, França,1984; 1ª Bienal de Havana/Cuba,1985; Brasil Projects, P.S.1/Nova York, Estados Unidos; Arte Cidade/São Paulo,1997; Veracidade MAM/São Paulo, 2006. Entre os prêmios que recebeu estão: Melhor Exposição do ano, APCA, 1984 e 1998; Leopold Godowsky Jr. Color Photography awards,1991; Funarte, Fotografia aplicada,1997; Bolsa Vitae de Artes/Fotografia, 2003; e 1˚ Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, 2011.

     

    Sobre a Fauna Galeria – Dedicada à arte contemporânea e primeira galeria especializada em fotografia de São Paulo, a Fauna representa artistas brasileiros das mais diversas tendências, abarcando a pluralidade da fotografia brasileira. Fundada em 2010 por Carolina Magano Prado, já apresentou exposições individuais de Lucas Lenci, Roberto Wagner, Hirosuke Kitamura, Pedro David, Bruno Veiga, André Paoliello, Ruy Teixeira, Tuca Vieira, Carlos Dadoorian, Felipe Russo, Eduardo Muylaert, Jair Lanes, Mariano Klautau, Rodolfo e Adriano Vanni, Alexandre Sequeira e a coletiva de Claudia Jaguaribe, Ana Beatriz Elorza, Bruno Vilela, Flávia Sammarone, Ilana Lichtenstein, Luana Navarro e Sheila Oliveira
    www.faunagaleria.com.br