• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaArtista Claudia Melli no MAM RIO

    voltar para a agenda30/5/15 | sábado

    Portal de Arte Moderna - Artista Claudia Melli no MAM RIO

    Lugares onde nunca estive – Claudia Melli

     

    O espaço do foyer do MAM vem sendo utilizado para projetos específicos. Expor no térreo, ladeado pelo jardim, dá à exposição uma visibilidade especial. Todos que entram no museu passam por ela, mesmo quem está fora, pode ver um pouco o que se passa ali. Lugares onde nunca estive de Claudia Melli é sua primeira mostra individual de caráter mais institucional, apesar de já estar representada em várias coleções e ter participado de muitas exposições coletivas. Ela traz para o MAM uma série de trabalhos que lidam com a ausência e com lugares de passagem, com a constituição/construção de ambientes estranhos, desabitados, esvaziados de temporalidade.
    Escrevendo sobre a série Azul a artista observa que a utilização do vidro como suporte veio de sua necessidade de trazer para as paisagens marinhas algo do molhado que toca o olhar quando estamos diante do mar. O vidro, com sua transparência e sua propriedade líquida, acrescentava ao desenho algo que faltava ao papel. A experimentação com o suporte decorre também de sua procura por meios expressivos impuros, misturando fotografia e desenho, percepção e expressão, olho e mão, impressão e construção.
    A ausência de pessoas não implica a ausência do humano. Ele aparece como uma espécie de fantasma, como um resíduo imaterial que produz um movimento que atravessa muitas de suas imagens. É como se as pessoas tivessem acabado de sair de cena, nos transformando em espectadores de um mundo cansado da presença humana. Diante destas imagens acabamos em uma espécie de suspensão entre a percepção de lugares em que nunca estivemos e de não-lugares em que estamos constantemente.
    Luiz Camillo Osorio