• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaArtista Ricardo Alcaide expõe “Um fenômeno entre outros”

    voltar para a agenda4/7/15 | sábado

    Portal de Arte Moderna - Artista Ricardo Alcaide expõe "Um fenômeno entre outros"

    Baró Galeria inaugura exposição individual
    de Ricardo Alcaide

    3b

    A Baró Galeria inaugura, no dia 4 de julho de 2015, a exposição individual One Phenomenon Among Others (Um fenômeno entre outros), de Ricardo Alcaide, em seu espaço nos  Jardins. Por meio de um novo conjunto de trabalhos, o artista busca criar um diálogo entre o funcionamento da sociedade contemporânea, princípios da arquitetura moderna e a precarização que se manifesta diariamente evidenciando o conceito de progresso como algo vago e efêmero.
    Para esta mostra, o venezuelano apresenta série de pinturas com tinta automotiva sobre  paneis de MDF. Para a criação destas, o artista construiu estruturas temporárias de madeira  e as parafusou sobre o suporte, com intuito de criar limites e divisões que conformam a composição. Concluídas as composições, os suportes foram então removidos com o auxílio de um martelo. Alcaide define o processo como “um ato de desconstrução”, na qual a recriação abstrata revela uma descontrolada e imprecisa condição e também como uma reflexão sobre a falência do progresso associado com a estética moderna.

    8b

    Sobre Ricardo Alcaide:
    Ricardo Alcaide nasceu em Caracas, Venezuela, em 1967 e atualmente trabalha e vive em São  Paulo, Brasil. Exposições recentes incluem: Monochrome Undone, Sayago & Pardon Collection, Irvine, California. Líneas de la Mano, Sicardi Gallery, Houston. Forma Critica, Cristinger De Mayo Gallery, Zurich. Displacement, Alejandra Von Hartz Gallery, Miami. Partir Do Erro, Galeria Pilar, Sao Paulo. La Angustia De Casi Saber Y Quedarse No Sabiendo, Galería DiabloRosso, Panamá City. Settlements, Baro galeria, São Paulo; The Language Of Human Consciousness, Athr gallery, Jeddah. Saudi Arabia; Donde hay protesta hay negocio, Galería Agustina Ferreyra, San Juan de Puerto Rico (2014); Pinta NY, Solo Project, Curated by Jose Roca. Pinta NY Art Fair, New York; Incidental Geometry, Project Room – Josee Bienvenu Gallery, New York; Visão do paraiso: Pensamento selvagem, curated by Julieta Gonzalez and Pablo Leon de la Barra, Rio de Janeiro.

    Obras em coleções incluem: MAR Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro. Sayago & Pardon, Los Angeles, CA. LIMAC Museo de Arte Contemporáneo de Lima, Zabludowicz Collection. London. Colección Fundación Cisneros, Caracas. Pinacoteca do Estado de São Paulo. Museo de Arte Contemporáneo de Caracas.
    Serviço
    One Phenomenon Among Others, por Ricardo Alcaide
    Abertura: 4 de julho de 2015, das 16h às 20h
    Período expositivo: 5 a 25 de julho de 2015
    De segunda a sábado, das 10h30 às 19h30
    Baró Galeria – Jardins: Rua da Consolação 3417 – São Paulo
    Telefone: (11) 3666-6489
    www.barogaleria.com
    Visitação gratuita