• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaAteliê Aberto exibe intervenções inéditas do artista Rodrigo Braga (AM)

    voltar para a agenda

    Artista exibe intervenções na fachada e interior do espaço

    cultural campineiro desenvolvidos durante período de residência.

    Abertura no dia 21 de julho, segunda-feira, às 19 horas. Entrada gratuita

    1.3 montagem. instalação Rodrigo Braga. Ateliê Aberto, Campinas. Jul2014 II

    O Ateliê Aberto inaugura no dia 21 de julho, segunda-feira, às 19 horas, a segunda exposição do projeto Código Aberto, intitulada “De matéria mestiça”, com intervenções de grande escala de diferentes suportes e materiais realizadas pelo artista Rodrigo Braga na fachada e também na sala expositiva. A exposição é um desdobramento da residência, realizada durante o mês de julho deste ano, no Ateliê Aberto e parte da investigação do corpo e suas possibilidades expressivas.

    “De matéria mestiça” literalmente quebra as paredes do “cubo branco”, ligando o interior ao exterior do espaço expositivo, sendo, de uma só vez, mostra na galeria e intervenção na fachada do Ateliê Aberto. Sugere cruzamentos de relações simbólicas e físicas entre o mineral, vegetal e animal. O artista residente, tendo criado sua obra no local, lança mão de fotografia, ação corporal, edição de imagem e instalação, propondo que o público circule entre os elementos no espaço e faça suas próprias relações.

    3.3 instalação Rodrigo Braga. Ateliê Aberto, Campinas. Jul2014 II

    Ainda na abertura da exposição, DJ Barata expõe sua pesquisa musical que dialoga com a exposição. O Módulo II – Corpo, do projeto Código Aberto, patrocinado pela Petrobras, conta ainda com uma mostra de vídeos de curadoria do André Severo que será realizada nos dias 21 e 22 de agosto, durante a visitação da exposição, juntamente com uma conversa aberta com o curador.

     

    Rodrigo Braga

    Nascido em Manaus em 1976, logo mudou-se para Recife, onde graduou-se em Artes Plásticas pela UFPE (2002). Atualmente vive no Rio de Janeiro. Expõe com regularidade desde 1999 e em 2012 participou da 30ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 2009 recebe Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte/MinC; em 2010 o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2012 o Prêmio Pipa/MAM-RJ Voto Popular e em 2013 o Prêmio MASP Talento Emergente. Possui obras em acervos particulares e institucionais no Brasil e no exterior, como MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie. www.rodrigobraga.com.br

    Código Aberto é um programa de ocupação anual do Ateliê Aberto que busca investigar e expor os mecanismos e processos da produção e criação contemporânea. Partindo da triangulação, artista, público e contexto, o projeto procura investir em processos compartilhados, experimentais e transdisciplinares. Com atividades internas e externas, o programa se divide em quatro módulos: Cidade, Corpo, Tecnologia e Imaginário. Juntos, esses eixos formam uma rede dialógica que busca instaurar novas possibilidades de convivío. O projeto ocorre de março de 2014 até março de 2015 no Ateliê Aberto.