• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaBaró Galeria

    voltar para a agenda14/11/15 | sábado

    Baró Galeria Jardins apresenta a mostra “Universo em Expansão” assinada por Maria Nepomuceno 

    Natureza e  fortes referências culturais brasileiras da artista são traduzidas em cinco obras inéditas em que as cores se destacam 

     

    http://agencialema11.newssender.com.br/messageimages/1120773918383686/144500471514301600/verde_e_azul_small.jpg

    Verde e azul – vista da exposição “Always in a Spiral”, Estocolmo, 2010

    São Paulo, novembro de 2015 – A Baró Galeria apresenta em 14 de novembro, sábado, a partir das 16h, a abertura da exposição “Universo em Expansão”, assinada pela artista Maria Nepomuceno. A mostra permanece em cartaz até 19 de dezembro, no endereço Rua da Consolação, 3417 – Jardins. Em “Universo em Expansão”, a artista mostra um passo na pesquisa que vem experimentando há alguns anos, em que as relações com tempo, origem, natureza, manufatura, arquitetura, objetos simbólicos e materiais cotidianos, são estreitadas a cada obra.

    São cinco obras inéditas em que a cor tem atenção especial. “Cor é um assunto que sempre me interessou, herança do começo da minha atividade artística quando estudava pintura. Nessas esculturas, as passagens de uma cor para outra se dão por sequências em que a conta é a unidade mínima”, comenta Nepomuceno. 

    Em seu trabalho, as contas são mais do que pontos de cor nas obras, são também referência às raízes indígenas e africanas. Os trabalhos que Maria Nepomuceno apresenta são o exercício dessa matemática da construção de cores e movimento aplicada em matéria viva. Sua inspiração parte de plantas, frutos, órgãos e planetas incorporados por materiais como palha, barro, madeira, cerâmica, contas de colar, cordas e pigmento. 

    Maria Nepomuceno
    Maria Nepomuceno é carioca, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Nascida em 1976, estuda arte desde os 13 anos, quando ingressou em cursos livres de desenho, pintura, escultura e teoria na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Desenho Industrial é sua formação superior. Dedica-se principalmente à escultura há alguns anos. Suas obras estabelecem uma relação entre o corpo e a natureza do micro ao macrocosmos, e trançam as memórias de suas próprias origens e experiências, promovendo o encontro entre presente, passado e futuro. 

     

    Sobre a Baró Galeria
    Abriu suas portas em 2010 e desde então se estabeleceu como referência em arte internacional no circuito brasileiro. Dirigida pela espanhola Maria Baró, a galeria busca aprofundar o diálogo entre artistas, curadores, colecionadores e instituições culturais através, principalmente, de trabalhos site-specific. Em sua nova fase, a galeria volta sua atenção para grandes artistas que despontaram entre os anos 1970 e 1980, como o filipino David Medalla, o mexicano e ex-integrante do grupo Fluxus Felipe Ehrenberg, o brasileiro Almandrade, o chinês Song Dong e agora o francês Christian Boltanski.

     

    “Universo em Expansão”, de Maria Nepomuceno @ Baró Galeria – Jardins
    Abertura: 14 de novembro, sábado, a partir das 16h
    Período expositivo: de 16 de novembro a 19 de dezembro
    Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19h30
    Rua da Consolação, 3417 – Jardins – São Paulo – SP
    Entrada livre/ franca
    Mais informações: www.barogaleria.com