• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaBaró Galeria Jardins

    voltar para a agenda5/4/16 | terça-feira


    Mostra é composta por oito telas inéditas que discutem a liberdade de mobilidade e a situação migratória na Europa

    A Baró Galeria apresenta a partir do dia 5 de abril, terça-feira, das 18h às 22h, a exposição “A Fuga”, individual do artista alemão Norbert Bisky. A mostra permanece em cartaz até 7 de maio no endereço Rua da Consolação, 3417 – Jardins, e nela, Bisky exibe oito telas inéditas que discutem a liberdade de mobilidade e a situação migratória na Europa.

    Em “A Fuga” , o artista traz influências do Manifesto Antropófago, do escritor brasileiro Oswald de Andrade –  obra que alega que o contato com diferentes culturas pode levar a algo completamente novo – e com base nisto, indaga se fechar as fronteiras, como tem acontecido com os sírios na Europa, não seria o fim do “novo” e do “interessante”.

    Bisky pinta sobre a fuga e convida o público a refletir sobre como se movimentar e fugir de uma situação de perigo, escapar de algo ou alguém, ou simplesmente estar em movimento como um viajante. As telas serão apresentadas em uma instalação site specific com colagens escultóricas e intervenções de pintura que interagem com o espaço da galeria.

    “Diáspora”, de Norbert Bisky / imagem: divulgação 

    O interesse de Bisky neste tema tem origem em sua própria história. Seus pais ficaram sem lar após a 2ª Segunda Guerra Mundial e tiveram de fugir de sua cidade natal por meio de longas caminhadas – assim como tem feito a população síria. O pai de Bisky passou toda sua infância em um campo de refugiados e o próprio artista cresceu dentro das isoladas fronteiras da Alemanha Oriental.

    Desde a queda do muro de Berlim, em 1989, ele pôde descobrir o mundo através de viagens para os mais diversos destinos, incluindo o Brasil. Nesta exposição, Bisky traz suas impressões de viajar e viver no exterior e apresenta sua visão sobre os campos dos refugiados, de viagens que faz pelo Brasil desde 2014 e de sua experiência como morador de Tel Aviv, em Israel, em 2015.

    Sobre o artista
    Norbert Bisky nasceu em 1970 em Leipzig, na Alemanha. Estudou com Georg Baselitz em Berlim e já participou de exposições em diversos lugares do mundo, incluindo o Martin Groupios Bau (2003), em Berlim, Museum für Moderne Kunst PMMK em Ostend(2003), na Bélgica, National Museum of Korea em Seoul (2004), Dortmunder Kunstverein (2009), Haifa Museum of Art (2009), em Israel, Maison Rouge(2011),  em Paris, Tel Aviv Museum of Art (2012). Em 2014 o Kunsthalle Rostock organizou uma retrospectiva do seu trabalho.

    Em 2015 Bisky viveu e trabalhou em  Tel Aviv, em Israel. Em 2016 o artista participa da exposição “Zeitgeist – Arte da Nova Berlim“ no CCBB de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Suas obras estão em coleções públicas como o MOMA NY, o Museum Ludwig em Colonia, Deutsche Bank em Frankfurt e o Fonds National d’Art Contemporain iem Paris.

    Sobre a Baró Galeria
    Abriu suas portas em 2010 e desde então se estabeleceu como referência em arte internacional no circuito brasileiro. Dirigida pela espanhola Maria Baró, a galeria busca aprofundar o diálogo entre artistas, curadores, colecionadores e instituições culturais através, principalmente, de trabalhos site-specific. Em sua nova fase, a galeria volta sua atenção para grandes artistas que despontaram entre os anos 1970 e 1980, como o filipino David Medalla, o mexicano e ex-integrante do grupo Fluxus Felipe Ehrenberg, o brasileiro Almandrade, o chinês Song Dong e agora o francês Christian Boltanski.

    “A Fuga”, de Norbert Bisky @ Baró Galeria Jardins
    Abertura: 5 de abril, das 18h às 22h
    Período expositivo: 6 de abril a 7 de maio
    Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19h30
    Rua da Consolação, 3417 – Jardins – São Paulo – SP
    Entrada livre/ franca
    Mais informações: www.barogaleria.com