• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaArte argentina e mostra de vídeo em cartaz na Baró

    voltar para a agenda

     

     

    Duas gerações da arte contemporânea argentina se encontram na Baró Galeria durante outubro e novembro, e o desenho é a linguagem em comum entre elas.  Em cartaz a partir de sábado (28/9), Pablo Siquier e Mariana Sissia ocupam o galpão de 1.500 m2  com painéis gigantes e inéditos nas individuais Contratura e Atlas. Além disso,  a coletiva Home Theatre reúne 24 vídeos de artistas internacionais, com curadoria assinada pelo jovem artista britânico Toby Christian,
    1305:130x165cm

    Em Contratura, mostra individual do  argentino Pablo Siquier, precisão e primitivismo combinam-se inusitadamente,  em três painéis agigantados.  “São apenas três desenhos para ocupar um espaço enorme”, afirma o artista.  Na série inédita, Siquier emprega a técnica de desenho a carvão, porém transformando-a ao adotar a execução de grandes formatos.  Os novos trabalhos são realizados à mão diretamente sobre a parede da galeria. “São desenhos hiperprecisos e exatos, executados por uma ferramenta primitiva e errônea”, comenta.

    MARIANA SISSIA panoramica

    Paralelamente, a também argentina Mariana Sissia realiza na Baró a individual Atlas,  na qual mostra um único desenho-instalação inédito de 15 metros. Para desenvolvê-lo, Sissia recorreu a técnicas de percepção remota, explorando imagens imperceptíveis ao olho humano, como as espaciais ou as microscópicas. “A impossibilidade física de perceber tais imagens e de nos vermos obrigados a crer que existem foi meu foco de interesse”, explica. O resultado é um mapeamento panorâmico que remete às múltiplas camadas de significações atribuídas ao que não pode ser visto.

     

    Na sala de vídeo,  é possível ainda conferir a mostra coletiva Home Theatre, que reúne 24 vídeos com curadoria do jovem artista britânico Toby Christian.  Na escolha dos trabalhos, Christian elegeu contribuições de artistas, escritores, músicos e curadores europeus, para localizar trabalhos que se relacionam tangencialmente com sua recente individual The Tread and The Rise, realizada na Baró em março deste ano.

     

     

    www.barogaleria.com