• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaBate-papo com Alexandre Wollner e Guilherme Wisnik sobre o Bauhaus.Foto.Filme no SESC Pinheiros

    voltar para a agenda

    A exposição Bauhaus.Foto.Filme apresenta 100 fotografias de autoria de professores e alunos do Goethe Institut, além de uma extensa seleção de filmes produzidos por cineastas ligados à escola. A mostra conta com material que explicita a diversidade cultural e artística envolvida na composição de um escopo conceitual e técnico de contribuição decisiva para os movimentos de vanguarda do século XX. Em 29/05/13, às 19h30, ocorre bate-papo com Alexandre Wollner e Guilherme Wisnik.

    Enquanto a arquitetura e o design já são quase considerados sinônimos da Bauhaus, é pouco notório que a fotografia e o filme tenham tido um papel igualmente importante na escola de design. Após a Primeira Guerra Mundial essas novas mídias acertaram o espírito contemporâneo: sua capacidade de registrar a vida acelerada e os diferentes pontos de vista em imagens suscitou o interesse de uma série de estudantes e professores da Bauhaus em experimentar com fotografias e filmes.

    Da coleção do Arquivo Bauhaus estão representados tanto clássicos de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, como também fotos de fotógrafos menos conhecidos como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, bem como obras não menos ambiciosas de artistas desconhecidos. Em uma instalação de grande porte, a Fundação Bauhaus Dessau apresenta projeções de filmes originais raros em telão. Eles permitem reviver a criação da Bauhaus histórica e transmitem o conceito de aprendizado de uma “Ciência do Olhar”. Arte e Tecnologia deveriam formar uma nova unidade.

    A parte cinematográfica da exposição reconstrói, no prólogo, a programação de filmes que Walter Gropius exibiu na abertura do edifício Bauhaus, no dia 4 de dezembro de 1926. Filmes de adeptos do movimento e contemporâneos sobre a arquitetura e arte alternam com entrevistas com testemunhas da Bauhaus, adaptações posteriores de filmes e esboços de Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz – possibilitando uma visão geral sobre o repertório cinematográfico dos adeptos do movimento Bauhaus e sobre estes.

    A exposição foi concebida a pedido do Goethe-Institut pelo Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim e a Fundação Bauhaus Dessau e realizado em cooperação com o SESC.