• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaBelga Ante Timmermans na KUNSTHALLE São Paulo

    voltar para a agenda

    Ante Timmermans

    LX92_II #4

    LX92_II #4

    Ante Timmermans (*1976 Ninove , Bélgica) é um dos artistas mais proeminentes que trabalham com desenhos no cenário da arte contemporânea. Refletindo sobre o absurdo da vida cotidiana, a rotina diária, sua repetição, a burocracia, a monotonia do trabalho, o papel do entretenimento, e o nosso tédio, o trabalho de Timmerman é tanto poeticamente irônico quanto desencantado.

    O artista está interessado em revelar sistemas ocultos, sejam eles os sociais – tais como as cidades, a política, e os mecanismos de controle e vigilância – ou aqueles usados como instrumentos para controlar nossa forma de pensar, tais como a abundância da linguagem e das palavras em nossas vidas. Círculos, o símbolo do infinito, selos oficiais, mulas e pessoas transformando-se nestes animais de carga, são todos símbolos que se repetem em seu trabalho, e que são recontextualizados para criar novas associações, em que o humor desempenha um papel importante.

    Suas obras se originam principalmente como desenhos em preto e branco, feitos com técnicas muito simples, e depois são transferidos também para instalações tridimensionais, fazendo uso do vocabulário de desenho e aludindo às linhas de um desenho. Estas instalações e esculturas empregam tecnologia obsoleta, como gravadores, retroprojetores, etc, questionando o progresso tecnológico e tentando criar uma maneira para que as pessoas desacelerem, e descubram-nas passo-a- passo , sem entender tudo imediatamente.

    Para o projeto na KUNSTHALLE São Paulo – sua primeira exposição individual no Brasil, que termina o ciclo de Crítica Social do projeto LX92 – Ante Timmermans criará novas obras durante a sua curta residência na cidade, permitindo que o contexto local  desempenhe um papel importante no resultado da exposição.

    Curadoria de Marina Coelho

    Apoio:

               

    ––––
    Sobre Ante Timmermans

    Ante Timmermans (*1976 Ninove, Bélgica). Vive e trabalha em Gante e Zurique. Ente as exposições em que mostrou seus trabalhos estão: a individual ANTE POST ANTE, no Kunstmuseum St.Gallen (2012), em St Gallen, Suíça; Manifesta 9, The Deep of the Modern, The European Biennial of Contemporary Art (2012), Genk, Limburg, Bélgica; a individual Le gardien de l’ennui, no Musée Jenisch (2012), em Vevey, Suíça; The Ambition of the Territory, AWJGGRAUaDVVTAT, Bienal de Arquitetura de Veneza (2012); Tomorrow Is The Question | Collection presentation (2011), no SMAK, em Gante; Voici un dessin suisse, 1990-2010, na Aargauer Kunsthaus (2011), em Aarau, Suíça; a individual Konstruktion#1, na BE-PART platform voor Actuele Kunst (2010), em Waregem, Bélgica; e no Swiss Art Awards (2009), na Basileia.
    ––––
    Sobre LX92 

    Iniciado em 2013, o projeto LX92 consiste em uma série de exposições de artistas estrangeiros na KUNSTHALLE São Paulo, e tem como objetivo criar um diálogo internacional entre a Capital paulistana e a Europa, especialmente a Suíça, ampliando a cena artística local para as idéias que estão sendo discutidas naqueles países e promovendo artistas europeus. Da mesma forma, os artistas que realizam suas exposições na KUNSTALLE São Paulo, podem experimentar o contato com a cultura brasileira enquanto instalam suas obras, que na maioria das vezes são desenvolvidas para o espaço exclusivamente. O título do projeto é uma referência ao número do vôo direto que liga Zurique a São Paulo.

    ––––
    Sobre KUNSTHALLE São Paulo

    Aberto em Setembro de 2012, KUNSTHALLE São Paulo é um espaço autônomo de arte contemporânea. Abrigando exposições e projetos de artistas nacionais e internacionais, o espaço é caracterizado pela experimentação, formação de comunidade e criação de discussões em torno de temas atuais da sociedade e da arte contemporânea.

    05422-010 – São Paulo – SP – Brasil
    T + 55 11 2339 8586
    www.kunsthallesaopaulo.com
    info@kunsthallesaopaulo.com