• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • Agenda“Brasília Utopia Lírica” por Vicente de Mello no Paço Imperial – Rio de Janeiro

    voltar para a agenda

    Brasília Utopia Lírica é uma série fotográfica inédita, que Vicente de Mello realizou em 2011, e propõe uma leitura subjetiva e atemporal da cidade de Brasília, há muito tempo pensada pelo fotógrafo, em conceber um ensaio fotográfico, que conceituasse sua visão particular sobre arquitetura e urbanismo.

    Brasília remete a diversas características de registro de cidade: arquitetônico, renovador, expansionista e documental; um marco na fotografia moderna brasileira, incessantemente fotografada, o que desencadeia invariavelmente seu desgaste imagético.

    Tendo essa premissa como base de pesquisa, Vicente de Mello, trazer à tona um pensamento mais amplo sobre cidades, atentando para as possibilidades de desvios dos caminhos já tradicionalmente trilhados e despindo-se de vícios do olhar.

    São 23 fotografias em preto e branco, em dois formatos, 120 x 120 cm e 60 x 60 cm, de uma cidade atualizada, em sua fotogenia clássica, onde é pontuada uma reorganização da narrativa histórica iconográfica.

    Fotografias de lugares marcantes e conhecidos, mas também dos poucos comentados, como a Torre de TV, desenhada por Lucio Costa, formas desconhecidas dos edifícios funcionais, militares e religiosos de Oscar Niemeyer, os painéis de potencialidade moderna e afetiva de azulejo, concreto e inox de Athos Bulcão e nova Ponte JK de arquiteto Alexandre Chan.

    Cada fotografia tem em seu título, um traço identificador, como uma fagulha que desencadeia o vigor da imagem.  Este cruzamento palavra-imagem ganha potencialidades tão impensáveis quanto sua percepção e o olhar ganha a promessa de escapar da temporalidade.

    Curadoria e texto de Beatriz Lemos e Waldir Barreto.