• (11) 3063-4630 / (11) 99957-1753
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaCentral Galeria

    voltar para a agenda13/5/17 | sábado

    central1

    A Central Galeria tem o prazer de apresentar, a partir de 03 de abril de 2017, às 17h, a primeira exposição da artista carioca Gabriela Mureb, em São Paulo. Sob curadoria de Juliana Gontijo, a exposição intitulada “Rrrrrrrrrr” é composta por uma série de máquinas alteradas, motores, vídeos e desenhos que evocam experiências limitrofes do corpo-humano e maquínico – e da linguagem.

    “Rrrrrrrrrr” é um título-onomatopéia que faz referência ao som gutural, dificilmente pronunciável, que anuncia um momento disfuncional da linguagem e da perda de sentido. O ruído se torna aqui o ponto de conexão entre regimes heterogêneos – metal, borracha e carne -, a partir do qual as máquinas ganham a improdutividade do funcionamento ilógico, a fala não se pronuncia, os movimentos corporais são involuntários e a produção de fluidos, automatizada.

    Após um período de atuação no campo da performance, em que expunha seu próprio corpo a uma tensão exaustiva que refletia uma condição essencialmente não-comunicativa, restrita e solitária, Mureb se apropriou, nos últimos anos, das máquinas e suas performances ruidosas. Nesta exposição, correias e motores de lancha afrontam grandes planos em vídeo de balbucios corporais, complementados por impressões de graxa sobre papel, “desenhos” produzidos automaticamente pelas máquinas. Desse confronto, entretanto, emerge um ato de amparo, que transforma o sem-sentido em potência iniciática do não-dito, e o borrão em hieróglifos de uma ordem de cooperação ainda não conhecida.