• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaChoque Cultural inaugura exposição individual de Rafael Silveira

    voltar para a agenda

    Na mostra, o artista paranaense exibe nova série de telas, com trabalhos de escultura em suas molduras

    RafaelSIlveira2_bx

    São Paulo, setembro de 2013 – A galeria Choque Cultural abre, no dia 10 de outubro, às 19h,a exposição “Invisível Pitoresco”, de Rafael Silveira. Na individual, o artista apresenta uma nova série de trabalhos. São 15 pinturas a óleo sobre tela, cujas molduras não são meramente funcionais ou decorativas, mas uma extensão das obras, em forma de escultura.

    O conceito que norteia os trabalhos de Rafael Silveira é justamente a relação entre tela e moldura, entre a tela pincelada no tecido e a madeira esculpida da moldura. Essas obras exploram os limites entre o bidimensional e o tridimensional. “As molduras são como uma janela que leva à dimensão paralela das pinturas. Elas possuem um forte apelo estético, mas vão um pouco além disso, trazendo elementos icônicos e de ornamentação que fazem parte da narrativa da pintura”, explica o artista.

    Nessa nova série, Rafael Silveira apresenta um trabalho de pintura rico em detalhes, novas texturas, e molduras com desenhos que são uma verdadeira viagem no tempo. “As influências vão passando do barroco, para a art nouveau e art déco, sempre mesclando com meu universo visual, criando um híbrido atemporal”, conta ainda Rafael.

    “Invisível Pitoresco” é uma imersão no universo surrealista e bem humorado do artista. “O imaginário de Rafael nos propõe uma viagem a um tempo remoto, que não é preciso. Rafael colhe imagens em compêndios de época e as recompõe numa lógica própria. Humor surrealista e um senso de drama são características permanentes em seu trabalho”, analisa o curador Baixo Ribeiro. “Isso talvez decorra de sua atenção à performance, como plataforma explorada em paralelo. No palco ou na rua, com sua banda Os Transtornados do Ritmo Antigo, o trompetista Silveira funde música e teatro”, observa ainda.

    RafaelSilveira3_bx

    Rafael Silveira

    Rafael Silveira é paranaense e atualmente mora em Curitiba. Seu processo criativo é desenvolvido sobre uma constante pesquisa de imagens aliada à imaginação do artista. Um de seus diferenciais é a escultura das molduras, que complementam os quadros com tipologias e ornamentos entalhados. Silveira deu início à sua carreira artística no final dos anos 80, ainda criança, e já apresentou quadrinhos em fanzines e revistas independentes de todo o Brasil, chegando a publicar um HQ pela editora americana Dark Horse. Desde 2004 faz pintura a óleo figurativa. Suas pinturas já passaram por galerias dos principais centros brasileiros e também nos EUA.

    Seu trabalho é marcado também pelo surrealismo – ele costuma deformar as perspectivas, mudar cores e formas – e os comics das décadas de 50 e 60. É possível enxergar uma conexão com o rock, o jazz, pin-ups e anúncios publicitários antigos. No final de 2007, um livro compilando o melhor de seus trabalhos foi lançado pela editora Arte e Letra: “Mulheres, Chapéus Voadores e Outras Coisas Legais”. Em 2008, assinou a série de pinturas que ilustra o álbum do grupo Skank, “Estandarte”, e lançou o seu segundo livro: “Pop Surreal”, também pela Arte e Letra. Em 2012, participou da coletiva “The Blab Show 2012”, na Califórnia, que foi um preview da edição de 2013 da conceituadíssima publicação anual Blab World. Além disso, foi convidado para expor cartazes de shows de rock em uma coletiva no Museu de Arte Moderna do Recife. Mais informações: www.rafaelsilveira.com.

    Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 11h às 18h

    Grátis/ Livre


    RafaelSilveira1_bx