• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaConversa com o artista Vygandas Simbelis sobre o projeto “Methaphone” na Galeria Pivô

    voltar para a agenda

    No dia 2 de novembro o artista lituano Vygandas Simbelis realiza no Pivô uma apresentação pública do seu projeto Methaphone.

    O Methaphone é um dispositivo eletromecânico criado por Simbelis que reage aos dados do participante tranformando-os em padrões de cor e som. O artista e a curadora Julia Rebouças debatem questões fundamentais presentes no projeto tais como a autoria- no caso partilhada entre o artista, o participante e o trabalho-, a confluência da arte e tecnologia, e a interatividade do corpo com a máquina.

    O projeto é uma parceria entre o Pivô, o Festival Videobrasil e o Consulado da Lituânia

    galeria pivo exposicao

    Sobre o artista:

    Abrangendo mídia, videoarte e fotografia, a prática artística de Vygandas Simbelis pesquisa um amplo leque de temas, da crítica institucional aos processos migratórios. Suas obras foram apresentadas em mostras como Space and Spectacle, Husby, e Parawise, Mellanrummet, ambas em Estocolmo (2012); Time, Encapsulated Times, Festival de Arte Contemporânea de Barcelona (2010); e no 4º Festival de Vídeo do Cairo (2010).

     

    Sobre a curadora:

    Júlia Rebouças (Aracaju, 1984. Vive em Belo Horizonte) é curadora, pesquisadora e crítica de arte. Trabalha em Inhotim desde 2007, onde ocupa o cargo de curadora. Em 2013, é curadora adjunta da 9a Bienal do Mercosul, Porto Alegre, e participa da comissão de curadoria do 18o Festival Internacional VideoBrasil, São Paulo. É doutoranda e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFMG. Em 2011, foi indicada ao prêmio internacional de jovens curadores Lorenzo Bonaldi Award for Art, Bergamo, Itália. Realiza diversos projetos editoriais e curatoriais independentes, dentre os quais podemos destacar a exposição A céu aberto, concebida com a curadora Suely Rolnik para concorrer à 30a Bienal de São Paulo. É membro da Red Conceptualismos del Sur de pesquisadores da América Latina. Escreve para catálogos de exposições, livros de artistas e colabora com diversas revistas, entre elas Artnexus, FlashArt e Metropolis.

     

    www.pivo.org.br