• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaDedé (Renato Lins) apresenta ENTRELINHAS

    voltar para a agenda20/2/18 | terça-feira

    DEDÉ Renato Lins

    Curadoria:Daniel Rangel

    Abertura: terça feira, 20 de fevereiro de 2018

    18h às 22h.

    diptico borracha azul

    Sobre o Artista:

    Artista autodidata e designer gráfico, Dedé (Renato Lins) é formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador (1996) e pós-graduado em design gráfico pela Universidade de Barcelona (1998).

    No final dos anos 90 passa a viver em Barcelona, onde colabora com diversos artistas e designers locais e começa a desenvolver seu trabalho em pintura. Desde 2006 vive em trânsito entre o Brasil e Espanha num processo de deslocamento contínuo e catalisador de uma grande liberdade estética e conceitual. E recentemente se fixa em São Paulo.

    Realizou exposições coletivas e individuais em São Paulo, Salvador, Barcelona e Menorca e, em 2010, realizou uma residência artística em Angola durante a II Trienal de Luanda. Também já participou de feiras de arte contemporânea em São Paulo, a SP ARTE e FEIRA PARTE.

    Texto:

    O artista encontra inspiração para elaborar sua obra no abstrato, no concreto e no grafismo urbano. O código, a síntese, a arquitetura e o equilíbrio cromático são elementos que lhe estimulam e que refletem na sua produção artística. Dedé utiliza o desenho com finalidade simbólica e sistemática, provocando um diálogo geométrico de traços e cores, resultado da fusão de influências contemporâneas como o design, a moda e a pop art.

    Sua produção é marcada sobretudo pelo encontro de dois universos teoricamente paralelos: o digital e o analógico. A dialética aparente desta conexão se funde por meio de seu processo de trabalho. O modus-operandi de Dedé transita fluidamente entre os dois universos, o que permite uma convivência natural entre conceitos e materiais que muitas vezes são percebidos como contrários, mas que se tornam “uno”, no objeto artístico.

    Um processo iniciado com desenhos a caneta ou com fitas adesivas e tintas nos painéis e murais, que são fotografados, digitalizados, vetorizados e retrabalhados pelo artista no computador. Novos desenhos digitais surgem, a partir dos antigos traços artesanais, que depois retornam ao processo manual por meio da serigrafia ou que são mecanizados a lazer ou halter, retornando às mãos do artista no processo de lavagem final da peça.

    A linha é o objeto pictórico em seu trabalho artístico. Essa obsessão e interesse por ela vem do seu poder de síntese e das suas inúmeras possibilidades de representação. Um simples deslocamento entre dois pontos pode representar o tempo, as ondas, o espaço físico, digital e inclusive os movimentos humanos.

    Suas linhas são trabalhadas com técnicas e materiais distintos: pinturas de murais e telas, serigrafias sobre papel e madeira e impressões a laser sobre couros, madeiras e borrachas. Linhas precisas que sugerem ângulos, formas básicas, retas e curvas. Monocromáticas, sofrem influências minimalistas e, mesmo que inconscientes, da simplicidade rebuscada da herança concreta brasileira. O resultado são imagens pop e gráficas, com um visual étnico, urbano e tecnológico.

    O trabalho de Dedé é marcado pela heterogeneidade conceitual, material e processual.

    SERVIÇO:

    “ENTRELINHAS”

    Abertura: 20 de fevereiro das 18h
 às 22h

    Período expositivo: 20 de fevereiro a 01 de março de 2018

    Endereço: Rua Cônego Eugenio Leite 240 – Jardim Europa, São Paulo

    Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

    Telefone: (11) 3063-4630