• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaDudi Maia Rosa apresenta “Cábulas” no Instituto Figueiredo Ferraz

    voltar para a agenda

    Instituto Figueiredo Ferraz: acervo de artes visuais em Ribeirão Preto

    Matéria da Blouin Artinfo: http://br.blouinartinfo.com/news/story/874650/instituto-figueiredo-ferraz-acervo-de-artes-visuais-em

    por Fergs Heinzelmann
    Publicado: 05 Março 2013
    No dia 01 de outubro de 2011, o sonho de um casal de colecionadores de arte se tornou realidade: nesta data era inaugurado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o Instituto Figueiredo Ferraz. A nova instituição de arte era o desejo de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz que queriam dividir com o público sua coleção de arte centrada na produção artística do século 20.O acervo da instituição é composto por mais de 800 obras de arte, do qual se destacam trabalhos de Mira Schendel, Dudi Maia Rosa, Adriana Varejão, Vik Muniz, Nuno Ramos, Iberê Camargo, Tatiana Blass, Leonilson, Iole de Freitas, Carmela Gross, Cildo Meireles, José Resende, Carlos Fajardo, e Jorge Guinle. Desde a sua inauguração, o espaço busca ampliar o debate sobre a arte e difundir a produção artística, realizando e promovendo exposições, cursos, palestras, workshops e projetos educativos que viabilizem o acesso qualificado da população à cultura. Já passaram pelo IFF as exposições, “O Colecionador de Sonhos”, com curadoria de Agnaldo Farias, focada nas peças do acervo do IFF; “Além da Forma”, de curadoria de Cauê Alves, com obras de Cildo Meirelles, Geraldo de Barros, Waltercio Caldas, e Vik Muniz; “Amilcar de Castro: Desenhos e Esculturas”, com curadoria do Instituto Amilcar de Castro, e “Moderna Para Sempre: A Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú” em parceria com o Instituto Itaú Cultural.

     

    ARTINFO Brasil conversou com João Carlos de Figueiredo Ferraz para saber mais sobre o espaço dedicado à arte e cultura localizado no interior do estado de São Paulo.

     

    Como surgiu e de quem foi a ideia de montar o Instituto Figueiredo Ferraz?

     

    Mais do que uma ideia, o Instituto nasceu há cerca de dez anos quando a coleção tomou uma grande proporção e era inaceitável que essas obras continuassem  nas caixas, portanto o Instituto nasceu da necessidade de se ter um espaço para abrigar a coleção Figueiredo Ferraz.

     

    Qual o objetivo principal da instituição?

     

    O principal objetivo é justamente o de receber a coleção e torná-la acessível ao grande público. Além da coleção, o Instituto tem uma sala de exposições temporárias onde recebe mostras com obras que não fazem parte do nosso acervo.

     

    Quem é responsável pela curadoria da instituição?

     

    O Instituto, apesar de ter uma equipe própria, com museólogos, educadores e administrativo, não tem um curador pois o nosso interesse é o de convidar curadores de fora para montarem suas exposições com obras do acervo, trazendo um olhar diferente sobre a coleção. Tem também um auditório para 60 lugares, onde oferece cursos e palestras sobre arte, arquitetura, literatura, e design.

     

    De que maneira foram selecionadas as peças que integram o acervo da instituição?

     

    O acervo do Instituto é todo ele formado pela coleção Figueiredo Ferraz, que vem sendo  formada pelo colecionador João Carlos de Figueiredo Ferraz nos últimos 30 anos.

     

    Quais ações e exposições estão previstas no instituto em 2013?

     

    Para o ano de 2013, o Instituto abre em abril uma exposição da coleção com curadoria da crítica de arte Daniela Bousso nas salas principais e na sala de exposições temporárias estão programadas, a partir de abril também, a mostra Desastres da guerra, da artista plástica Dora Longo Bahia; exposições individuais dos artistas José Bechara, Cristina Canale e Fábio Miguez; e fechamos o ano com uma exposição em homenagem aos 40 anos da galeria Luisa Strina, A galeria Luisa Strina na coleção Figueiredo Ferraz.

     

    Serviço

     

    Instituto Figueiredo Ferraz
    R. Maestro Ignácio Stabile, 200 – Subsetor Sul 1 – Ribeirão Preto – São Paulo
    (16) 3623.2261
    De terça a sábado, das 14 às 18h

     

    http://www.institutofigueiredoferraz.com.br/pt/