• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaExposição na Galeria Deco mostra Ukiyo-ê da era Edo ao lado de artistas contemporâneos

    voltar para a agenda

    A Galeria Deco tem o prazer de apresentar a partir de 25 de fevereiro de 2014, às 19h, a exposição “Ukiyo-ê, e Hoje”, em parceria com a Musashino Art University (Tóquio/Japão),  MuseuAfro Brasil e o Ateliê Fidalga. A mostra traz ao Brasil obras criadas por mestres japoneses dos séculos XVIII e XIX, final da era Edo (nome antigo de Tóquio), exibidas ao lado de produções contemporâneas de destacados artistas japoneses e nipobrasileiros, tais como Yayoi Kusama, Kazuo Wakabayashi, Takashi Fukushima e James Kudo, entre outros.

    Yayoi Kusama, Yellow Pumkin.

    Yayoi Kusama, Yellow Pumkin.

    Estão presentes na mostra obras históricas de Ukiyo-ê, dos artistas Tsukiyoka Yoshitoshi (1839-1892), Ochiai Yoshiki, discípulo do pintor Utagawa Kuniyoshi (1797-1861), Kaisai Yoshitoshi (1839-1892), entre outros com datas e autores desconhecidos, mas presentes em publicações do século XIX, como no livro “Ichiwan Kunichika” publicado em 1863.

    “Sem Título”, de Tsukiyoka Yoshitoshi (1839-1892), 74x37cm

    “Sem Título”, de Tsukiyoka Yoshitoshi (1839-1892), 74x37cm

    O Ukiyo-ê, cujo significado se traduz como “Imagens do Mundo Flutuante” é a técnica e gênero artístico que retratou os costumes da cultura burguesa do período Edo (1603-1867) que reforçou o conceito da efemeridade da vida. Ao retratarem lutadores de sumô, gueixas, atores do teatro Kabuki e paisagens. O Ukiyo-ê é conhecido no mundo como pintura japonesa gravada no bloco de madeira (similar à xilogravura), ficou conhecido na Europa no final do século XIX, influenciando o modernismo – cubismo, impressionismo e pós-impressionismo, e artistas como Vincent Van Gogh, Claude Monet, Edgar Degas. Na atualidade segue influenciando segmentos culturais como o mangá moderno, a montagem Korin e o Japão Pop.

    A influência do Ukiyo-ê é marcante na produção dos artistas contemporâneos japoneses e nipobrasileiros presentes na mostra: Yayoi Kusama, Kazuo Wakabayashi, Utagawa  Kuniyoshi, Takafumi Kijima, Yuichiro Tanaka, Sho Tanaka, Machi Miyamoto, Unno, James Kudo, Roberto Okinaka, Futoshi Yoshizawa, Yasushi Taniguchi, Takashi Fukushima, Kimi Nii e Midori Hatanaka.

    “Sem Tútulo”, Ukiyo-ê, de Ochiai Yoshiki ( nasceu em 1833, ano 4 da era Tempo) foi discípulo do pintor Utagawa Kuniyoshi

    “Sem Tútulo”, Ukiyo-ê, de Ochiai Yoshiki ( nasceu em 1833, ano 4 da era Tempo) foi discípulo do pintor Utagawa Kuniyoshi

    Com destaque na exposição, as gravuras de Yayoi Kusama traduzem a sensação alucinante do mundo contemporâneo, refletindo as impressões do Japão pop; já as cinco obras de Utagawa  Kuniyoshi representam a beleza de mulher em um diagrama satírico; Kazuo Wakabayashi reflete a influência do Ukiyo-ê imprimindo um padrão arrojado a composição; Takashi Fukushima grava na madeira usando pigmentos próprios; a satírica pintura de Takafumi Kijima utiliza a técnica nihonga aplicada ao Ukiyo-ê;  James Kudo incorpora em sua produção o sentido japonês de Ogata Korin (1658-1716).

    Como parte da exposição, a professora – e presidente do departamento de pintura da Musashino Art University- Aguri Uchida e o professor Takefumi Kijima, realizam nos dias 08 e 09/03/14 um workshop em duas etapas na Galeria Deco. No primeiro dia, Aguri Uchida apresenta a técnica de sumi no papel washi, no segundo dia, Takafumi Kijima explora os pigmentos tradicionais da pintura japonesa.

    A  Musashino Art University, localizada em Tokio, é uma das principais universidades de Arte no Japão. Fundada em outubro de 1929 como Teikoku Art School (escola de arte Imperial) teve sua nomenclatura, alterada para Musashino Art School em dezembro de 1948 e posteriormente, em abril de 1962, para Musashino Art University.

    Entre os principais cursos figuram: pintura japonesa, escultura, desenho industrial, interiores, cenografia e arquitetura.

    Workshop de técnicas tradicionais e pigmento japonês, com Aguri Uchida e Takafumi Kijima

    Dias 08 e 09/03/14, das 13h às 18h.

    Máximo 20 pessoas. Valor R$ 100,00 (ref. ao material do Japão).

     www.facebook.com/galeriadeco

    Tremma Comunicação

    http://tremmacomunicacao.wordpress.com