• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaFirma Casa recebe exposição “Bordallianos do Brasil” em São Paulo

    voltar para a agenda

    Artistas plásticos, estilistas e designers brasileiros apresentam suas releituras do legado artístico de Rafael Bordallo Pinheiro

    bordallo marcos chaves

    A Firma Casa, loja de design high-end, reúne, em sua galeria, a partir do dia 14 de agosto, peças criadas por artistas renomados da arte contemporânea brasileira para homenagear a arte cerâmica portuguesa. A exposição Universo Bordallo – 20 Bordallianos do Brasil traz uma releitura artística do artesanato português, com obras de Vik Muniz, Tunga, Regina Silveira, Maria Lynch, Isabela Capeto, Adriana Barreto, Barrão, Caetano de Almeida, Efrain de Almeida, Estela Sokol, Erika Versutti, Fábio Carvalho, Frida Baranek, Laerte Ramos, Marcos Chaves, Martha Medeiros, Saint Clair Cemin, Sérgio Romagnolo, Tiago Carneiro da Cunha, Tonico Auad.

    Herdeira do extraordinário patrimônio da Fábrica de Faianças Artísticas, a marca Bordallo Pinheiro continua a reproduzir modelos de criatividade ímpar, concebidos pelo artista. Hoje, a exemplo de seu fundador, Rafael Bordallo Pinheiro, aposta na criação de projetos criativos com artistas plásticos e designers contemporâneos. Fundada em 1884, agrega saberes centenários com a maestria dos artesãos.

    bordallo estela sokol

    Determinante para o processo criativo, os artistas convidados passaram 10 dias na fábrica da Bordallo Pinheiro em Caldas da Rainha, região central de Portugal. Do sincronismo de ideias e profunda admiração pela obra de Rafael Bordallo Pinheiro nasceram as obras que serão apresentadas. Tendo suas matrizes naturalistas como suporte, os artistas trabalham questões conceituais e formais da contemporaneidade, com uma poética própria. O objetivo central foi captar a paixão, criatividade, humor e transgressão de ideias em peças que são uma verdadeira homenagem ao patrimônio artístico e histórico da cultura portuguesa. O projeto culminou na criação de 20 peças únicas com “sotaque brasileiro”, limitadas e numeradas a 250 exemplares.bordallo tunga

     

    No dia 15 de agosto, a Firma Casa receberá alguns destes artistas para o coquetel de inauguração da exposição, em sua loja na Gabriel Monteiro da Silva.

     

    Site: www.firmacasa.com.br