• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaFotógrafo Ricardo Labastier abre “ABISMO DA CARNE” na DOC Galeria

    voltar para a agenda

    A exposição tem curadoria de Georgia Quintas

     

    No dia 20 de agosto as paredes da DOC Galeria recebem as imagens impactantes do fotógrafo pernambucano Ricardo Labastier. Curadas pela antropóloga e pesquisadora Georgia Quintas, que realizou uma pesquisa intensa no acervo de Labastier, as fotografias fazem parte dos ensaios Lumaria, Aos olhos do pai e Oxalabá, captadas entre os anos de 2002 e 2007, nos estados de Pernambuco, Bahia, Goiás, Alagoas e Brasília.

    Ricardo_Labastier-DIVULGACAO-02

    Com nuances de mistério, imaterialidade, sonho e deslocamento temporal, as imagens de Labastier desafiam o novelo das recordações e das metáforas que a fotografia encontra pelo mundo afora. “Em seu discurso visual, os códigos parecem aderir ao que representam. Contudo, Labastier transpõe essa possibilidade de significar o ordinário da vida para o patamar da memória “,diz a curadora. Para ela, o fotógrafo exprime a condução de sua percepção instigante, assim um dos componentes mais caros ao processo criativo, que é a entrega.

    Realizada em parceria entre a DOC Galeria, Olhavê e ADI, Abismo da carne fica aberta para visitação do público até o dia 21 de setembro de 2013.
    Ricardo_Labastier-DIVULGACAO-05

    Biografia do fotógrafo

    Ricardo Labastier é natural de Olinda, Pernambuco. Nascido no ano de 1972, estudou na Escola Superior de Comunicação e Marketing, em Recife. Inicia-se na fotografia aos 18 anos, realizando ensaios fotográficos sobre a religiosidade no sítio histórico da sua cidade de origem. No começo dos anos noventa, estudou fotografia com Firmo Neto na Casa da Cultura do Recife. No ano de 1995 é selecionado com trabalho sem preto e branco para o I Salão Nacional de Fotografia da Paraíba. Desde então atua no cenário nacional da fotografia realizando suas experiências artísticas e editoriais. Expõe em salões de fotografia no Brasil e no exterior, produz ensaios para livros e publicações diversas, tais como revistas, jornais, catálogos, cenários entre outras participações.

    Ricardo Labastier tem obras no Clube dos Colecionadores de Fotografia do Mamam (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife) e Coleção Pirelli/Masp (Museu de Arte de São Paulo).

     

    Ficha Técnica

    Exposição: Abismo da carne

    Fotógrafo: Ricardo Labastier

    Curadoria:GeorgiaQuintas

    Realização: DOC Galeria, Olhavê e ADI

    Contato:contato@docgaleria.com.br, (11) 3938-0130