• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaGabinete de Arte k2o

    voltar para a agenda21/11/16 | segunda-feira

    Gabinete de Arte k2o apresenta as exposições individuais Bel Barcellos (RJ) – “Como somos” e Rodrigo Mogiz (MG) – “Seres significantes”

    Abertura: 21 de novembro, segunda-feira, 19h

    Sobre o evento

    As duas mostras individuais que inauguram simultaneamente abordam a delicadeza do desenho bordado em diálogo com a subjetividade das relações humanas. Ambas com curadoria de Isabel Sanson Portella, curadora do Museu da República no Rio de Janeiro.

    “Como somos”, da artista carioca Bel Barcellos e “Seres significantes”, do artista mineiro Rodrigo Mogiz, apresentam produção recente destes dois artistas em ascensão, que tem em comum o uso da técnica do bordado em diferentes tipos de tecido e outras superfícies, explorando diversas possibilidades conceituais e estéticas da tradição da costura.

    Integrando o evento, os projetos MURO e VITRINE apresentam o artista candango Julio Cesar Lopes, que apresentará um grande painel a ser concluído em interatividade com o público.

     

    bec1 Obras de Bel Barcellosbel

    Curadoria

    A curadoria carioca Isabel Sanson Portella destaca que Bel Barcellos traz em sua obra as delicadezas da vida, as entre linhas das relações. No desenho bordado, o olhar para o outro, a percepção das igualdades e diferenças, as palavras ditas e as guardadas. O confronto do silencio eloquente e da imobilidade repleta de gestos, cria a vontade de interferir e, nas entre linhas, escrever nosso próprio texto. Como num jogo de tabuleiro, as escolhas se impõem, e os momentos de escuridão se alternam com a leveza e a paz da claridade.

    “Bel Barcellos reuniu obras que são bem mais do que divagações sobre a condição humana. Em todas há uma reflexão silenciosa sobre o cotidiano do ser moderno que enfrenta o difícil relacionamento com o outro. Abrigado ou aprisionado numa sociedade individualista, o homem tenta expressar suas aspirações e anseios em pequenos gestos de forma a não submergir na imensa multidão que o cerca. Foram esses momentos, tão reveladores do humano em nossos dias, que Bel captou com sua sensibilidade, transformou em arte e sempre irá emocionar a quem quiser seguir os pontos de seus bordados”.

    rodrigoObra de Rodrigo Mogiz

    Sobre a poética de Rodrigo Mogiz, ela comenta que “Como as imagens dos sonhos que precisam ser decifradas e não decodificadas, também a arte de Rodrigo Mogiz precisa de um olhar mais profundo para que se apreenda tudo, ou quase tudo, o que o artista nos oferece. A associação do bordado com a tatuagem, utilizada com intensidade em seus últimos trabalhos, insere- se no discurso da beleza e da dor. A dor de perfurar o tecido e a pele buscando a beleza, procurando deixar uma marca que signifique a individualidade. Os desenhos de Mogiz, criados com linhas, miçangas, pérolas e tintas, nasceram do desejo de discutir o artesanal e o erudito, desvendar signos procurando novos significados pessoais para os símbolos. São tantas as figuras e as possíveis associações que o expectador poderia ficar um tempo infinito diante dos trabalhos que encantam pela delicadeza do bordado e prendem a atenção pela diversidade, intensidade e ousadia dos temas.”

    Sobre os artistas Bel Barcellos e Rodrigo Mogiz

    Bel Barcellos nasceu em Boston, formou-se artes cênicas no Rio de Janeiro e tornou-se Mestra artes cênicas, com louvor, pela University of Hull, Inglaterra. A obra de Bel Barcellos tem a figura humana e suas dualidades como o ponto de partida de suas pesquisas, porém, não é somente este o cerne do seu trabalho. Seu universo remete à um complexo território particular onde, através das linhas bordadas, surgem os limites, as escolhas, a divisão dos afetos, as nuances das relações humanas, o limiar entre sonho e realidade. Participa de mostras em museus e centros culturais e de feiras de arte no Brasil e no exterior, tem obras em várias coleções privadas e públicas, nacionais e internacionais, inclusive no MAR- Museu de Arte do Rio e na CIFO – Fundação Ella Cisneros, em Miami.

    Rodrigo Mogiz vive e trabalha em BH. Bacharel em Pintura e Desenho pela Escola de Belas-Artes da UFMG, também realiza curadorias, performances e trabalhos comunitários. Sua obra autoral aborda poéticas que transitam entre o desenho, a pintura e o bordado, utilizando também aplicação de miçangas, rendas e alfinetes. Suas obras criam narrativas muito poéticas e delicadas, que exalam grande força e um extremo rigor criativo. Desde 2000, participa de exposições individuais e coletivas, salões e festivais em todo o Brasil, em instituições públicas e privadas. Entre os prêmios recebidos, destacam-se: I Salão Cataguases- Usiminas de Artes Visuais – (2004), Prêmio CNI-SESI Marcantônio Vilaça para Artes-Plásticas (2009/2010) e Prêmio TRANSARTE (2015).

     

    Evento paralelos

    MURO #4 e VITRINE #5

    Nesta edição, os projetos VITRINE e MURO apresentam um painel em grande dimensão do artista brasiliense Julio Cesar Lopes, que mescla em sua pintura elementos abstratos e a concretude dos símbolos gráficos, realizando verdadeiras “assemblages”. Julio Cesar estudou e desenvolvou projetos na Faculdade de Artes Dulcina de Morais e no ECCO – Espaço Cultural Contemporâneo. Realizou mostras individuais em Brasília e São Paulo entre elas, no Museu Nacional da República/SEC, Rumos Visuais Itaú Cultural onde foi selecionado no Mapeamento Nacional da Produção Emergente 1999/2000, sobre Curadoria de Fernando Cocchiarale. Selecionado entre 84 jovens Artistas Plásticos Brasileiros, pelo Projeto Rumos Culturais1999/2000, Itaú Cultural/SP, e mostra Itinerante por capitais Brasileiras;

     

     

     

    Gabinete de Arte k2o

    A galeria “Gabinete de Arte k2o” foi criada em 2013, visando a inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias, fomentando várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros, focando sua ação tanto a nível nacional, quanto  internacional, inclusive participando em feiras de arte. Apoia pesquisas e projetos inovadores, desenvolvendo também programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Pretende estimular a produção curatorial, em projetos com curadores visitantes e residências de artistas. Além da sede em Brasília no SCS, possui espaço expositivo no Lago Sul e escritório em São Paulo. Atua também no mercado secundário.

    Serviço

    Exposições:”Como Somos”, de Bel Barcellos e “Seres Significantes”, Rodrigo Mogiz

    Curadoria: Isabel Sanson Portella

    Muro e Vitrine: Julio Cesar Lopes

    Abertura: Segunda-feira, 21 de novembro de 2016, às 19h

    Visitação: 22.11.16 – 12.02.16, Segunda – sexta, 9-18h30 | sábado 10-14h, mediante agendamento

    Gabinete de Arte k2o

    Endereço: SMDB Conjunto 31 Lote 1B – Lago Sul

    Brasília – DF, CEP 71.680-310 Brasil.

    Tels: +55 61. 34681152 / 999642103 E-mail: mk.gabinetek2o@gmail.com

    www.gabinetedeartek2o.com

    Facebook: https://www.facebook.com/gabinetek2o

    Instagram: https://www.instagram.com/gabinetek2o