• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaHoje inauguração da Galeria Bergamin nos Jardins

    voltar para a agenda

    Galeria Bergamin inaugura na Oscar Freire com coletiva de grandes artistas

    Fruto da parceria dos sócios Antonia Bergamin e Thiago Gomide, a galeria de mercado secundário vai oferecer consultoria, private sales e exposições. Integrarão a mostra inaugural obras de Adriana Varejão, Cildo Meireles, Vik Muniz, Waltercio Caldas, dentre outros.

     

    No dia 8 de agosto de 2013 inaugura na Rua Oscar Freire a Galeria Bergamin. Projeto dos sócios Antonia Bergamin e Thiago Gomide, a galeria vai comercializar obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com foco no período pós-guerra, além de prestar consultoria para projetos de montagem de coleção, restauração, transporte, conservação e avaliação de obras de arte.

    Por ser uma galeria de mercado secundário, não tendo elenco fixo, a Galeria Bergamin lança mão de liberdade para trabalhar com um grande número de artistas, consolidados ou jovens, brasileiros ou estrangeiros. Essa liberdade também possibilita a organização de exposições de diferentes temas, períodos e movimentos. Inicialmente a galeria vai seguir um cronograma de três exposições por ano e participar das duas principais feiras do país – Arte Rio e SP Arte, além de uma internacional.

    Outro diferencial da Galeria Bergamin é que, além de comercializar obras de arte, também as adquire para acervo próprio, faz intermédio de vendas de coleções privadas e presta consultoria para a formação de novas coleções, sejam elas pequenas ou grandes.

    Integram o acervo da galeria obras de artistas como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Cildo Meireles, Lygia Clark, Nelson Leirner, Tunga, Vik Muniz, Antônio Dias, Hélio Oiticica, Amílcar de Castro, Antonio Manuel, Ivan Serpa, Jac Leirner, Lygia Pape, Miguel Rio Branco, Mira Schendel, Antonio Manuel, Willys de Castro, Anna Maria Maiolino, Artur Barrio, Artur Luiz Piza, Rodrigo Andrade, Carlito Carvalhosa, Fabio Miguez, Rosangela Rennó, Lorenzatto, Luiz Zerbini, Rivane Neuenschwander, Goeldi e Raymundo Colares.

    Os sócios Antonia Bergamin e Thiago Gomide são experientes empresários do mercado das artes. Thiago estudou fotografia, pintura e história da arte com Paul e Jenny Saville em Oxford, em 2002 juntou-se a Bernardo Paz para ajudar a realizar o sonho do empresário de criar o Inhotim, e em 2007 se uniu a Jones Bergamin, da Bolsa de Arte, e com ele trabalhou em exposições e leilões em São Paulo e no Rio focado em arte contemporânea. Em setembro de 2012 se juntou à Antonia Bergamin para criar a Galeria Bergamin, em São Paulo. Antonia é filha de Jones Bergamin, também conhecido como Peninha. Trabalhou com o pai até 2012, estudando, observando e viajando para todas as maiores feiras e exposições de arte do mundo. A partir de agora lança voo solo, ao lado de Thiago, em projeto carregado de frescor e inovação.

    O projeto arquitetônico da galeria ficou sob o comando de Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba e propõe uma aproximação geométrica simples, porém radical de distinção entre os espaços. Enquanto a área expositiva leva ao extremo a ideia do “cubo branco”, os usos que a ela se acoplam (escritório, salas de reunião e acervo) surgem como espaços negativos, rupturas acopladas à geometria central. “Esta abordagem radical, dura e abstrata confere caráter ao lugar, permitindo sua clara leitura sem interferir na exposição das obras, razão primeira para existência da galeria”, explica Juan Pablo.

    Para inaugurar em grande estilo, a galeria traz a mostra “Correspondências”, com texto crítico de Felipe Scovino. Obras de Adriana Varejão, Cildo Meireles, Emanuel Nassar, Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Miguel Rio Branco, Nelson Leirner, Sérgio Camargo, Vik Muniz e Waltercio Caldas são algumas das que vão compor a mostra coletiva que traz obras que giram em torno da temática das homenagens, referências e correspondências a outros artistas plásticos.

    Galeria Bergamin

    Endereço: Rua Oscar Freire, 379 lj 1 – Jardins, São Paulo – SP

    Telefone: 3853-5800

    E-mail: contato@galeriabergamin.com.br

    Site: www.galeriabergamin.com.br

    Horário de funcionamento: 3ª a 6ª, de 11h às 19h. Sábado de 11h às 17h.

     

    “Correspondências”

    Texto crítico: Felipe Scovino