• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaGaleria Emma Thomas

    voltar para a agenda27/1/16 | quarta-feira

    Galeria Emma Thomas promove hoje ação com 11 artistas convidados na exposição #ImmediateAttention, do francês Thierry Geoffroy/COLONEL com curadoria de Tijana Miskovic
    A dupla convidou 11 artistas brasileiros a apresentarem suas “questões emergenciais atuais”

     

    Exposição do artista francês Thierry Geoffroy  com curadoria da dinamarquesa Tijana Miskovic, em cartaz desde o dia 14. A mostra muda diariamente com a inserção de novos trabalhos de Thierry e é composta por obras que discutem a urgência e o agora.

     

    A segunda etapa da exposição consiste em um happening onde artistas convidados exibem obras que dialogam com o tema central do projeto.

     

    A dupla acredita que também é importante abrir espaço para outros artistas expressarem suas “questões emergenciais atuais”, e assim, convidaram Jac Leirner, Arthur Leirer, Carla Chaim, Peter de Brito, Alessandra Duarte, Bel Falleiros, Flavia Mielnik, Laura Gorski, Ícaro Lira, Renata Cruz e Daniel Lie Amaury Santos ao desafio de criar e apresentar suas obras no mesmo dia.

     

    No dia seguinte ao happening (28), a curadora Tijana Miskovic fará uma seleção dos trabalhos mais conectados com o conceito de “The Now” e os incluirá junto aos trabalhos de Thierry, expostos até o dia 5 de fevereiro.

     

    #ImmediateAttention é uma exposição atenta ao que é emergente ‘agora’. A ideia do projeto é proporcionar uma nova  experiência diária ao público. Para Geoffroy e Miskovic, o conceito de contemporâneo, visto no panorama atual das artes plásticas, não acompanha o “agora”, e por isso pede uma revisão conceitual ou desdobramento, ou seja, o nascimento do “ultracontemporâneo”.

     


    Obras de #ImmediateAttention, por Thierry Geoffroy / imagem: divulgação

     

    A exposição centra-se na capacidade de Geoffroy em estar no mundo e ser um “termômetro”, uma espécie de agente de medição que dá o diagnóstico das disfunções na sociedade. O artista explica que expressões artísticas em tempo real podem gerar debate, visibilidade e impacto.

     

    #ImmediateAttention tem a intenção de ser um aquecimento para um movimento de arte global, abrindo-se para posterior implantação e atividade no Brasil do projeto CUB – Copenhagen Ultracontemporary Biennale – organizada pela dupla e prevista para 2017.

     

    Segundo Tijana, a parceria com um espaço brasileiro de arte permite jogar luz sobre alguns dos problemas atuais do país através de um debate artístico.

     

    Além de exibir trabalhos do artista Thierry Geoffroy criados com objetos do cotidiano coletados pela cidade, a exposição tem uma dinâmica própria e funciona como um laboratório coletivo de criação instantânea de obras em que os artistas se transformam em catalizadores das questões candentes, muitas das quais ausentes da grande mídia. Thierry e Tijana partem de relações interpessoais, ouvindo e dialogando com as comunidades locais em que eles desenvolvem e transmutam o ‘contemporâneo’.

     

     

    Thierry Geoffroy / COLONEL (Nancy, França – 1961)

    Também conhecido como COLONEL, Thierry é um artista francês que vive em Copenhague, Dinamarca. É artista visual de formação e vem desenvolvendo formatos artísticos (art format), o mais conhecido deles sendo “Emergency Room”, “ Biennalist” e “Critical Run”. Já publicou seis livros e seus trabalhos podem ser encontrados em museus internacionais. É Chevalier de l’ordre des Arts et des Lettres em seu país de origem. Nos últimos oito anos, realizou projetos em espaços como o MoMA PS1/New York, USA; ZKM Museum Karlsruhe, Alemanha; Sprengel Museum, Hannover, Alemanha; Moderna Museet, the Museum of Modern Art, Stockholm, Suécia; HEART- Herning Museum of Contemporary Art Denmark, Herning, Dinamarca; Palazzo Delle Arti Napoli, Itália; The Museum of Contemporary Art, Roskilde, Dinamarca; Galerie Asbaek Copenhagen, Dinamarca; The Maldives Pavilion, Venice Biennale, Veneza, Itália; Liverpool Biennial, Liverpool, Reino Unido; Manifesta Biennal, Murcia, Espanha; National Museum Rejkavik, Islândia; Galerie Olaf Stüber, Berlin, Alemanha; IKM Museum, Oslo, Noruega; Fries Museum, Leeuwarden, Holanda; Devron Arts, Huntly, Aberdeenshire, Escócia; The Model, Sligo, Irlanda; Fotografisk Center, Copenhagen, Dinamarca; Cairo Biennale, Cairo, Egito; Blackwood   Gallery Toronto, Canadá; Galerie Ileana Tounta, Athens, Grécia; Kunsthalle Osnabrück, Osnabrück, Alemanha.

     

    Sobre a galeria Emma Thomas
    A galeria Emma Thomas foi inaugurada em 2006 com o intuito de ampliar a discussão e produção em arte contemporânea, modificando e adaptando as práticas do mercado a fim de aproximar a produção artística do público em geral. Foi uma das pioneiras no circuito de jovens galerias brasileiras, que trabalham transversalmente com os artistas, curadores e coletivos, utilizando a comercialização como fomento para produzir e promover mostras, palestras, feiras, conversas e conteúdo cultural. Conectar a pulsante produção e buscar suas relações com outras áreas, territórios ou espaços caracterizou a Emma Thomas como ambiente livre para a experimentação, amadurecimento, fortalecimento e consolidação da cena artística local. A galeria representa atualmente 16 artistas, além de abrigar diversos projetos e exposições nacionais e internacionais, documentando e ativando esta plataforma de questionamento social, político e filosófico.

    Em maio de 2012 ganhou o Prêmio de Melhor Galeria Jovem em Buenos Aires e em setembro de 2013 foi escolhida como segunda melhor galeria de São Paulo segundo a revista Época. O programa apresentado pela Emma Thomas tem caráter inovador, promovendo intercâmbios, diálogos, aprendizado e encontros entre as diferentes esferas do conhecimento e da Arte.

     

     

    “#ImmediateAttention”, Thierry Geoffroy/COLONEL e Tijana Miskovic, Dinamarca @ Emma Thomas


    Período expositivo: 14 de jan a 05 de fev

    Endereço: Rua Estados Unidos, 2205, Jardins – São Paulo

    contato@emmathomas.com.br

    www.emmathomas.com.br

    Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h

    Entrada gratuita/ Livre
    Até o dia 30 de fevereiro uma mostra nova a cada dia com participação de outros artistas da cena local.