• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaGaleria Marcelo Guarnieri

    voltar para a agenda15/8/15 | sábado

    GALERIA MARCELO GUANIERI

     MARIANNITA LUZZATI

    Mariannita Luzzati - Sem Título, 2015 - óleo sobre tela - 200 x 134 cm-b  Mariannita Luzzati - Sem Título, 2015 - óleo sobre tela - 228 × 138 cm-b

    Reside em Londres e São Paulo, a artista brasileira Mariannita Luzzati apresenta, na Galeria Marcelo Guarnieri, individual de sua recente produção. Com pinturas e desenhos figurativos, Luzzati mostra paisagens naturais do Brasil, com destaque a apuração das cores, a preocupação com as formas e com os volumes.

     

    As paisagens de Luzzati, embora tomando por base lugares específicos, são suficientemente abstratas para remeter a inúmeras referências e memórias. Como espectadores, temos a sensação de “já termos estado ali”, de conhecermos os lugares e, sendo assim, dada a sua falta de especificidade, eles falam às nossas experiências individuais, nossas lembranças pessoais e, portanto, nossa constituição psicológica.” Gabriel Pérez-Barreiro in: Mariannita Luzzati e a Pintura de Paisagem em Geral.

     mariannita luzzati - Sem Título, 2015 - óleo sobre tela - 180 × 210 cm

    Após a fase de exercício na pintura abstrata e do uso intenso das cores, a artista Mariannita Luzzati apresenta série inédita de telas e pequenos desenhos. Quatro anos fotografando e pesquisando as paisagens naturais do Brasil, fizeram com que a artista, nascida e criada em São Paulo, se reaproximasse dos cenários que compõem a imaginação e a memória do país, como os balneários litorâneos e as montanhas de lugares como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Naquilo que Luzzati intitula de “alerta do olhar”, a visão externa e distanciada das coisas, – dividir seu tempo entre Londres e SP desde 1994 – fez com que o seu trabalho de pesquisa na pintura se aproximasse, cada vez mais, do exercício do figurativo, do interesse pelas formas e pelos volumes, em consonância com a apuração das cores. O processo desta nova fase pode ser conferido no próximo dia 15 de agosto (sábado), 11h, na unidade dos Jardins, em SP, da Galeria Marcelo Guarnieri.

    Intitulando-se como pintora, a artista pertencente à geração dos anos 90, Mariannita Luzzati busca a aproximação com a dimensão das formas das geologias brasileiras – especialmente a volumetria das montanhas de estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo – na tentativa de retirá-las do estado de deturpação, seja pelo olhar ou pelo Tempo, para restaurar estas paisagens na pintura e no desenho.

    Em um processo que integra fotografia, pintura e desenho, com suas técnicas e linguagens próprias, o trabalho começou a quatro anos fotografando estes espaços; das lentes das câmeras, as paisagens ganham contornos figurativos, e reaparecem, num outro sentido, em telas horizontais, verticais e quadradas de dimensões que fogem dos padrões de tamanhos habituais. Neste momento, o interesse é a captação da dimensão espacial, o apuro do uso de cores, transitando numa cartela primária e sóbria com brancos, cinzas, esverdeados e pretos. Não convencionais para uma paisagem e espírito brasileiros, a justificativa na escolha destes tons, encontra-se na percepção da artista da intensidade da luz no Brasil, em oposição, por exemplo, à luz de Londres, que revela, no primeiro caso, uma sutileza de tonalidade das cores. Destaca-se, então, a necessidade pela pintura, que cria universos que adquirem personalidade e transformam a natureza num espaço monumental.

    Como exercício da geografia e do espacial nas artes, a etapa seguinte é transformar o olhar das paisagens, depois da pintura feita, em desenhos de pequenos tamanhos. “Para mim, o desenho é uma depuração da pintura”, afirma a artista, que, após um hiato de muitos anos sem desenhar, volta a aproximar o traço do desenho feito com lápis duro como se fosse a ponta seca da gravura em metal, sem perder o brilho da maior preocupação do seu trabalho: o rigor e a beleza das formas.

    A exposição individual de Mariannita Luzzati pode ser conferida, pelo público, na Galeria Marcelo Guarnieri, em São Paulo, a partir do dia 17 de agosto, 10h.

     

    SERVIÇO

    Galeria Marcelo Guarnieri

    “Mariannita Luzzati”.

    alameda lorena, 1966

    tel  3083 4873

    galeriamarceloguarnieri@gmail.com

    seg-sex 10h – 19h / sab 10h – 17h

    Abertura: 15 de agosto, sábado, a partir das 11h. (abertura exclusiva para convidados).

    Data da exposição: De 15 de agosto a 15 de setembro de 2015.

    Entrada gratuita