• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaGaleria virgilio apresenta primeira individual do artista português Tiago Mestre em SP

    voltar para a agenda

    Sob curadoria de Paulo Miyada, exposição reflete sobre o sistema de arte contemporânea e sua relação com o espectador

    framevídeo_AtTheMusuem

    A Galeria Virgílio tem o prazer de apresentar a partir de 10 de setembro de 2013, às 19h, a primeira individual do artista português Tiago Mestre em São Paulo. Intitulada Speech, a mostra que tem curadoria de Paulo Miyada, reúne uma série de trabalhos recentes que refletem de forma crítica sobre a política do sitema de arte e sua relação com o espectador.

    Inhotim

    Através de pinturas, instalações, vídeos, esculturas e objetos, o artista aborda questões relativas ao papel da instituição e ao fenômeno da exposição de arte, assim como ao papel dos legitimadores do objeto artístico – o museu, o curador, o crítico, o público. É questionado o entendimento do objeto artístico, relacionando discursos ideológicos e estéticos do sistema de arte contemporânea com a recepção final da obra.

    o duplo

    A exposição reúne a produção recente do artista, com cerca de 20 obras, algumas inéditas como Inhotim – composta por porções de peças em exposição no Centro de Arte Contemporânea Inhotim (MG), de artistas como Hélio Oiticica, Cildo Meireles e Victor Grippo. Destaque também para o vídeo At the Museum – animação stop motion que retrata ironicamente a atitude do espectador em relação às obras de arte, e Speech, obra que empresta o nome a este evento. Para o curador Paulo Miyada, “Speech simultaneamente alimenta e frustra as expectativas que lançamos sobre os artefatos culturais. Na produção de Tiago Mestre, escultura, maquete, projeto e pintura formam um arcabouço de imagens em suspense, à maneira de objetos que são apresentados como relíquias, mas sobre os quais não se sabe exatamente a origem e o significado.”

     

     www.galeriavirgilio.com.br