• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaGaleria Lume apresenta “Ladies Room Around The World”, primeira individual da norte-americana Maxi Cohen.

    voltar para a agenda

    Maxi Cohen, Ladies Room Around The World - New York City Opera, 1981. Fotografia.

    Maxi Cohen, Ladies Room Around The World – New York City Opera, 1981. Fotografia.

    Galeria Lume inicia seu calendário de 2014 com a exposição Ladies Room Around the World, da fotógrafa, cineasta e artista multimídia norte-americana Maxi Cohen, com curadoria de Paulo Kassab Jr. Em sua primeira individual no país, a mostra é composta por cerca de 19 fotografias e um vídeo desta série retratada entre 1978 e 2011, ambientada em banheiros femininos de diversas cidades do mundo.

    Ladies Room Around the World” surgiu durante o lançamento de seu longa-metragem Joe e Maxi, no Festival de Cinema de Mimi (1978), onde Maxi Cohen se viu em um entediante jantar de premiação, no salão de um hotel. Para escapar da situação desconfortável, Maxi recorreu ao seu “esconderijo” predileto desde criança: o banheiro feminino – “Um santuário de isolamento em um mundo densamente povoado”, em suas próprias palavras. Encantada com as octogenárias ajustando seus espartilhos e cílios postiços, a artista sacou sua câmera e começou a fotografar esta cena, dentro daquele templo de porcelana e prata. Posteriormente, Maxi passa a gravar algumas dessas experiências em vídeo, num formato de documentário, completando esta série que percorreria, algum tempo depois, inúmeros lugares do mundo, como Austrália, Zâmbia, Bombay, Bósnia, e Tel Aviv.

    Maxi Cohen, Ladies Room Around The World, Saint James  Church, Medugorje, Bosnia, 2002. Fotografia.

    Maxi Cohen, Ladies Room Around The World – Saint James Church, Medugorje, Bosnia, 2002. Fotografia.

    Ao longo de 33 anos, Maxi foi reunindo fotografias e vídeos de circunstâncias variadas, capturados dentro desse universo particular. Pessoas de diferentes línguas e estilos foram registradas, geralmente em frente ao espelho do banheiro, evidenciando momentos vulneráveis e de confissões íntimas à fotógrafa, as quais vão desde o sexo ao adultério, do poder ao abuso, da moda à fama, e do horror ao deleite. “Na década de 1990, entrei em um bar aborígene no interior australiano. Um par de mulheres me chamou para sentar com elas. Temendo os ouvidos masculinos, as mulheres me arrastaram para o banheiro feminino para falar sobre o incesto e estupro de meninas e meninos na comunidade.”, comenta.

    Explorando este curioso ambiente desconhecido pelos homens, o banheiro feminino, Maxi Cohen considera questões importantes, que a ela eram reveladas pouco a pouco, evidenciando fatos escondidos em discursos que nem sempre se pautavam na realidade de palavras e ações.

    Exposição: Maxi Cohen – Ladies Room Around the World

    Curadoria: Paulo Kassab Jr.

    Coordenação: Felipe Hegg

    Número de obras: Aproximadamente 20

    Técnica: Fotografia, vídeo

    Zeca

    Balady Comunicação
    Tel.: 11-3814.3382