• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaHoje a Casa Eletrolux apresenta a exposição “Diálogo” de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes

    voltar para a agenda

    Casa Electrolux apresenta a exposição “Diálogo” de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes

     

    Mostra traz peças inéditas do trabalho do consagrado designer e de seu discípulo

     

    A Casa Electrolux apresenta, com curadoria de Sergio Zobaran e Walton Hoffmann, a mostra “Diálogo”, do celebrado designer e arquiteto Sergio Rodrigues em parceria com seu discípulo Fernando Mendes. Os curadores procuraram reunir peças novas e/ ou inéditas para o grande público, de autoria de ambos, que vivem e trabalham no Rio de Janeiro, em séries numeradas e editadas em madeiras nobres, como a peroba-do-campo. A mostra abre no dia 04 de abril.

     

    “Bons diálogos acontecem entre pessoas com as mesmas afinidades e aptidões, cultura e ofícios. Enfim, pessoas que conseguem ouvir e serem ouvidas, cada um a seu tempo, respeitando as regras de convivência, mas em um mesmo patamar”, diz o curador e artista plástico Walton Hoffmann sobre a colaboração entre Rodrigues e Mendes, que trabalhou por sete anos (de 1993 a 2000) no escritório de Sergio, e é responsável pela execução artesanal de suas criações. “É a pororoca do design  moderno com o contemporâneo”, completa o curador Sergio Zobaran.

     

    São ao todo 12 móveis, que ganham relevância por serem temas de um diálogo entre os dois profissionais de diferentes gerações – respeitando os respectivos espaços individuais, e colocando em pauta também suas afinidades e eventuais discordâncias.

     

    Entre reedições, inéditas para o público, e projetos novos escolhidos para esta exposição na Casa Electrolux, surgem da prancheta de Sergio a Poltrona Xibô (apelido de Sergio usado para nomear a versão masculina da conhecida poltrona Kilin), desenho de 2013; a poltrona leve Cuiabá (desenvolvida em 1985 para um hotel da capital do Mato Grosso); o banco Leif (reedição de peça feita para um cliente em 1996); e a cadeira Fernando, de 2012 (em homenagem ao parceiro Fernando Mendes), em duas versões, com ou sem estofamento no assento.

     

    Fernando Mendes também traz novidades: a mesa de centro Grampo, o aparador Beatriz (em homenagem a Vera Beatriz, mulher de Sergio), e a cadeira Rê, desenhos de 2013. Vem também a poltrona Ventura, de 2012, criada para o casal de jornalistas cariocas Zuenir e Mary Ventura, entre outras peças de sua autoria, como as reconhecidas cadeiras Aviador e Santos Dumont.

     

    Sergio Rodrigues
    Sergio Rodrigues, nascido em 1927 é reconhecido designer e arquiteto carioca. Junto com Joaquim Tenreiro e Zanine Caldas, foi o responsável por tornar o desenho brasileiro conhecido internacionalmente. Ficou conhecido nos anos 50 e 60 por trabalhar a identidade modernista em seus projetos, utilizando-se de materiais tradicionais como a madeira, a palhinha e o couro. Contemporâneo de Oscar Niemeyer, teve seu moveis amplamente utilizados na construção de Brasília. Sua peça mais conhecida é a Poltrona Mole, que continua a inspirar por seu uso revolucionário de encaixes de madeira e estofado. Rodrigues tem peças em importantes acervos como o do MoMA, museu de arte moderna de Nova Iorque.

     

    Fernando Mendes

    Primo de Sergio Rodrigues, Fernando Mendes é formado em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em arquitetura pelas Faculdades Integradas Bennett. Foi criador das maquetes das casas pré fabricadas de Rodrigues e assumiu posto na marcenaria do mesmo estúdio entre os anos 1993 e 2000. Proprietário da Marcenaria Fernando Mendes, executa projetos especiais para o estúdio do primo, além de executar projetos próprios, como a conhecida Cadeira Santos Dumont. Seus projetos são sempre feitos com sistemas de encaixe, dispensando pregos, de forma artesanal.

     

    Sobre os curadores
    Sergio Zobaran é o curador, há três anos, da Mostra Black, em SP. É, também, colaborador de revistas de arquitetura, decoração e design do Brasil desde 2008, e autor de livros, como Evento é assim mesmo! (Editora Se- nac Rio), em sua quinta edição. Na Black, Zobaran tem sua atenção voltada, desde a primeira mostra, para os jovens designers e artistas contemporâneos brasileiros que estão ocupando lugar de destaque junto à indústria e às galerias nacionais e internacionais.

    Walton Hoffmann é artista plástico, curador e colecionador de arte contemporânea e de móveis brasileiros. Seus trabalhos estão em importantes coleções particulares, como a do MAC Rio de Janeiro. Realizou, junto com Divino Sobral, curador do MAC de Goiás, a exposição Heterodoxia, que contou com mais de 100 artistas contemporâneos brasileiros e percorreu 13 estados, de Belém a Florianópolis. Realizou curadorias para galerias como Arte em Dobro no Rio de Janeiro e para o Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires.

    Casa Electrolux 

    A Casa Electrolux, inaugurada no final de 2010, é a primeira flagship store da marca de eletrodomésticos no mundo. A marca tem o design e a inovação como essência para o desenvolvimento de seus produtos, e é por isso que a empresa incentiva e apoia designers conceituados e jovens talentos.

    Desde sua inauguração, a Casa já foi palco para exposições de grandes nomes do design como os Irmãos Campana, em 2011, de Rodrigo Almeida, em 2012 e, mais recentemente, de Zanini de Zanine em fevereiro de 2013, também com curadoria de Walton Hoffmann e Sergio Zoabaran. Para este ano ainda, a Casa Electrolux receberá a etapa local de seu concurso mundial Design Lab, que tem como missão desafiar os estudantes de design a buscar inspiração nos criadores profissionais para projetar eletrodomésticos que proporcionem uma experiência sensorial única.

     

    “Diálogo”, de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes sob curadoria de Sergio Zobaran e Walton Hoffmann @ Casa Electrolux

    Abertura: 04 de abril, às 19h30, para convidados
    Período expositivo: de 05 a 30 de abril
    Endereço: Rua Colômbia, 157 – Jardim Europa, São Paulo
    Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h e domingo, das 11h às 15h
    Entrada franca
    Para mais informações, acesse o site www.casaelectrolux.com.br

     

    Agência Lema

    Leandro Matulja/ Letícia Zioni/ Larissa Marques

    www.agencialema.com

     

    Informações para a imprensa:

    Gabriel Zimbardi (+55 11) 3871-0022 ramal 217

    gabriel@agencialema.com.br