• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaHoje lançamento vencedor do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

    voltar para a agenda

    Livro e vídeo do projeto Entresilhas, vencedor do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, são lançados em São Paulo e no Pará simultaneamente 

    Os artistas Fernanda Grigolin, Ionaldo Rodrigues, Irene Almeida, Karina Francis Urban, Lucas Gouvêa e Luciana Penna apresentam o resultado de residências artísticas realizadas na Ilha do Marajó (Pará) e em São Sebastião, Barra do Sahy e Montão do Trigo (São Paulo) 

     Entresilhas_pag interna

    Dia 3 de agosto, sábado, será o lançamento do livro e do vídeo resultantes do projeto coletivo Entresilhas, vencedor do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. Serão apresentados simultaneamente em São Paulo, na Intermeios, e no Pará, na Kamara Kó, com cobertura ao vivo via Instagram (#entresilhas) e tumblr (entresilhas.tumblr.com).

    O projeto teve início em janeiro deste ano. Entre fevereiro e abril, os artistas visuais Fernanda Grigolin, Karina Francis Urban, que vivem em São Paulo, e Lucas Gouvêa, Irene Almeida e Ionaldo Rodrigues, que moram no Pará, realizaram residências artísticas na Ilha do Marajó na cidade de Cachoeira do Arari, no Pará, e na Barra do Sahy e Montão de Trigo, em São Sebastião. Luciana Penna foi responsável por textos do livro.

    O resultado dessas vivências é uma obra de ficção, uma construção poética entre dois espaços e suas ilhas, em que as vozes dos artistas se misturam com as dos moradores. No Pará, os artistas conviveram com a população remanescente de quilombo, registrando as paisagens e a cultura marajoara. Para alcançarem a comunidade quilombola Gurupa, foram três horas de barco de Belém até o Marajó, depois quatro horas pelo interior da Ilha até Cachoeira e mais duas até a comunidade. Já na ilha Montão de Trigo, em São Sebastião estiveram com os ilhéus e, no Sahy, com os caiçaras.

    A Publicações Iara, espaço de arte no formato de editora, facilitou uma metodologia participativa para a construção coletiva de como seria o livro, realizando a edição, a impressão e a distribuição do livro com fotografias, poemas e ilustrações. Impresso em fine arte, com montagem manual, o livro será distribuído gratuitamente no circuito de feiras de arte impressa após o lançamento.

    Em ambas as residências artísticas, os artistas conduziram oficinas de fotografia gratuitas para crianças e jovens das comunidades, como uma maneira de formação de público para a arte.

     

    Entresilhaslançamento simultâneo do livro e do vídeo em São Paulo e em Belém do ParáArtistas: Fernanda Grigolin, Irene Almeida, Ionaldo Rodrigues, Karina Francis Urban, Lucas Gouvêa, Luciana Penna

    Edição e impressão do livro: Publicações Iara

    72 páginas

    ISBN 978 85 64630 12 3

     

    Saiba Mais : intermeioscultural.com.br

     

    BELÉM
    Kamara Kó

    Travessa Frutuoso Guimarães, 611, Campina. kamarakogaleria.com

     

    Transmissão ao vivo: entresilhas.tumblr.com/#entresilhas