A exposição entitulada Lá e Ali, acontece simultaneamente na CENTRAL Galeria e no Ateliê 397 onde o artista apresentará dois site specifics pintados diretamente sobre a alvenaria.
Na CENTRAL, onde o visitante terá que subir para o galpão no primeiro piso, ele encontrará uma montanha. No Ateliê 397, onde um corredor estreito leva a um espaço expositivo abaixo do nível da rua, ele encontrará uma baleia. O trabalho do artista, que até aqui mostrou um forte cunho espiritual, com sua obsseção em dominar um único gesto, repetitivo e disciplinado, sempre em linha reta, incorpora agora dois elementos de valor simbólico: a baleia, em todas as culturas ligada à ideia de ressureiçao ou recomeçar, e a montanha, ainda mais consensualmente, simboliza a ascensão e aproximação com o divino.
Além dos site specifics uma série de trabalhos, desdobramentos dos mesmos temas, estarão em exposição na CENTRAL. São outras presenças da baleia ou montanha. Fragmentos destes ícones que o artista encontrou em estampas de tecidos, embalagens e calças jeans. Este procedimento de interferir ou usar o que já está pronto, interessa a Bartolomeo, pois desse modo, sua criação faz parte de um todo onde seu gesto/olhar/procedimento comungam com um mundo que ele não controla mas que lhe oferece, que o interpela, com montanhas e baleias.
Bartolomeo Gelpi, Marina #2, 2013. Tiras de tecido tingidas no óleo e costuradas sobre linho.
70 x 50cm