• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaPIRELLI apresenta FOTO BIENAL MASP – 1ª edição

    voltar para a agenda

    COM ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL, MOSTRA INVESTIGA AS FRONTEIRAS ENTRE A FOTOGRAFIA E LINGUAGENS AFINS

    FotoBienalMASP reúne trabalho de 34 artistas do país e exterior e marca nova fase na parceria do MASP com a Pirelli, iniciada em 1990 e responsável pela formação de singular coleção de fotografia brasileira com mais de 1.100 obras. Concebido por Teixeira Coelho, evento tem curadoria de Ricardo Resende e apresenta em sua primeira edição o cotejo entre a fotografia e linguagens próximas. Entre os artistas estão o Grupos Garapa, Grupo Motoboys, Caio Reisewitz, Rodrigo Braga, Berna Reale, Dora Longo Bahia, Odires Mlászho, a sérvia Marina Abramovic e o colombiano Oscar Muñoz.

    São Paulo recebe a partir de 16 de agosto um novo evento de artes visuais com a 1ª edição da FotoBienalMASP, que marca uma nova fase da parceria de mais de 20 anos entre o MASP e a Pirelli, agora com foco ampliado. Organizada por Ricardo Resende, curador convidado, o evento reúne uma centena de trabalhos de 34 fotógrafos de diferentes origens e proposições – tônica do que poderá ser visto no futuro. Nesta 1ª edição o tema é o cotejo entre a fotografia e outras linguagens próximas.

    A exposição será orientada por um enfoque atual da fotografia, entendida não só como aquela obtida por um aparato especificamente construído para esse fim mas – e isto é decisivo – no seu formato de campo ampliado que a qualifica como uma das formas mais ricas da arte atual. “Esse traço é, aliás, aquele que o MASP oferece por sua própria natureza, não a de um centro de exposições em si mesmo vazio, onde uma mostra de fotos pode ser colocada de modo neutro, mas a de um museu com coleção própria que acolhe diferentes modos da arte do passado e do presente oferecidos ao visitante como outros tantos pontos de comparação e apoio para uma experiência aumentada da arte nele mostrada”, escreve Teixeira Coelho.

    A linguagem da fotografia tradicional será confrontada, nesta Bienal, com os demais meios artísticos que com ela hoje dialogam, como a pintura, o vídeo, a instalação. Esse diálogo entre as diferentes linguagens marca o propósito renovador que anima esta nova fase da coleção Pirelli no MASP.  Jovens fotógrafos ao lado de consagrados, autores brasileiros e do exterior numa troca intensa de pontos de vista e soluções estéticas, indispensável no atual momento da comunidade global da arte.

    Ricardo Resende, crítico e curador.

    Para a primeira edição da FotoBienalMASP foi especialmente convidado Ricardo Resende. Mestre em História da Arte pela USP, Resende tem carreira na área museológica com passagens pelo MAC-USP, MAM-SP, MAC-Dragão do Mar em Fortaleza e Funarte. Desde 1996 coordena o Projeto Leonilson e desde 2010 dirige o Centro Cultural São Paulo. Curou diversas exposições, entre elas o Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP de 2001; Leonilson: Sob o peso dos meus amores no Itaú Cultural e a retrospectiva Sérvulo Esmeraldo na Pinacoteca do Estado. Nasceu em 1962 em Guaranésia, MG.

    Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes.

    Estacionamento: Car Park – Alameda Casa Branca, 41. R$ 13,00 para até duas horas. Pegar adesivo na recepção do MASP para obter descontos.

     Informações ao público: www.masp.art.br. Twitter: http://twitter.com/maspmuseu. Fone: (11) 3251.5644