• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaSonia Guggisberg apresenta “LIBERDADE VIRTUAL” na Virada Cultural

    voltar para a agenda

    A artista Sonia Guggisberg apresenta “LIBERDADE VIRTUAL” 

    Uma projeção de vídeo que complementa a obra “SUBMERSÃO”,  um painel de grande formato (427m²), exposto desde novembro na área externa do Sesc Vila Mariana

    dia 17 de maio, a partir das 18h

     

    “Submersão”:  imagem feita por vizinhos e enviada para a artista

    “Submersão”: imagem feita por vizinhos e enviada para a artista

    A obra “SUBMERSÃO”, da artista Sonia Guggisberg, inaugurou, em novembro de 2013, o Projeto Colateral, que consiste numa sequência periódica de intervenções artísticas visuais em grande formato e que pretende explorar as dimensões das treliças em ferro que revestem toda a lateral da Praça Externa da unidade do Sesc Vila Mariana.

    Ainda em exposição, e com 427 metros quadrados, “SUBMERSÃO” é uma imagem decorrente da pesquisa da artista em torno do elemento água. A obra apresenta crianças brincando, mas, que paradoxalmente, estão aprisionadas em bolhas submersas.

    “Meu trabalho faz uma reflexão sobre a imobilidade do cidadão e a morosidade da condição sociocultural e política do mundo contemporâneo. Trata-se de entender o processo de confinamento imposto aos cidadãos  no espaço de grandes metrópoles”, fala Sonia Guggisberg, que desde que expôs o seu trabalho tem recebido imagens dos moradores vizinhos ao Sesc, com fotos que revelam seus olhares sobre a obra, que ficará exposta até novembro de 2014.

    image002

    Para a Virada Cultural 2014,  a artista complementa a proposta do painel “SUBMERSÃO” com a criação do vídeo “LIBERDADE VIRTUAL”,  composto por imagens onde as mesmas crianças se libertam da clausura e da submersão proposta no painel que deu origem ao trabalho, e passam a transitar livres pelas estruturas e entorno do SESC Vila Mariana.

    O vídeo será exibido pela primeira vez no dia 17 de maio, sábado, ininterruptamente, das  18h à 01h, na praça Externa do Sesc Vila Mariana. A exibição integra a agenda da Virada Cultural 2014.