• (11) 3063-4630 / (11) 99957-1753
  • contato@artehall.com.br

  • Exposição AtualENTRELINHAS

    Arte Hall galeria de arte, recebe a 1a Individual do baiano DEDÉ Renato Lins, em São Paulo, com a exposição “ENTRELINHAS”. O artista encontra inspiração para elaborar sua obra no abstrato, no concreto e no grafismo urbano.

    O artista produziu  na área externa da galeria um site specific que compõe a Exposição.

    intervencao dede galeria

     Sobre o Artista:

    Artista autodidata e designer gráfico, Dedé (Renato Lins) é formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador (1996) e pós-graduado em design gráfico pela Universidade de Barcelona (1998).

    No final dos anos 90 passa a viver em Barcelona, onde colabora com diversos artistas e designers locais e começa a desenvolver seu trabalho em pintura. Desde 2006 vive em trânsito entre o Brasil e Espanha num processo de deslocamento contínuo e catalisador de uma grande liberdade estética e conceitual. E recentemente se fixa em São Paulo.

    Realizou exposições coletivas e individuais em São Paulo, Salvador, Barcelona e Menorca e, em 2010, realizou uma residência artística em Angola durante a II Trienal de Luanda. Também já participou de feiras de arte contemporânea em São Paulo, a SP ARTE e FEIRA PARTE.

    Texto do curador:

    Segundo o matemático grego Euclides de Alexandria, considerado o pai da geometria, “a linha é o comprimento sem largura”. A linha se forma a partir da junção de dois pontos distantes e distintos, por meio da inscrição de um traço no espaço-tempo. Trata-se de uma matriz essencial para o desenho, utilizada por artistas e arquitetos, e serve como base para a escrita de poetas e compositores.

    O artista visual Dedé (Renato Lins) utiliza as linhas como elementos primordiais de seu trabalho. Baiano, radicado em São Paulo desde 2013, Dedé iniciou sua trajetória artística em Barcelona (Espanha), cidade em que viveu entre 1997 e 2012, período no qual se tornou ainda cidadão espanhol.

    A dupla-nacionalidade é apenas uma, das várias características de hibridismo presentes em sua trajetória, e que refletem em sua obra. Dedé transita livremente entre suportes, técnicas, ferramentas, culturas e influências, de maneira fluída e coerente. Caminha com facilidade entre fronteiras semânticas e imagéticas.

    A tradição construtiva brasileira em diálogo com elementos da arte urbana, da cultura digital e da estética africana são algumas das referências visuais presentes em seus trabalhos. Enquanto a questão concreta encontra-se enraizada na visualidade local brasileira e a urbanidade está presente na produção contemporânea global, as outras duas características apontadas estão atreladas a aspectos pessoais.

    A estética africana provém das raízes de sua cidade natal, Salvador, e a digital está conectada diretamente ao seu trabalho como designer gráfico. O encontro entre o tradicional e o contemporâneo, o lowtech e o hightech, estão ainda no cerne do processo de construção de suas obras. Desenhos vetorizados que depois são formalizados em madeira, couro, papel, pintura e borracha. Processos artísticos industriais e materiais que resgatam ainda a arte pop.

    A exposição ENTRE LINHAS apresenta um recorte produzido por Dedé ao longo do últimos dez anos, no qual demonstra uma coerente trajetória formal, simultaneamente rigorosa e livre. O uso contínuo e frequente de linhas e tramas em suas composições se contrapõe a um liberdade material que é movida por experiências técnicas, materiais e pictóricas. Um entrelaçado que vai além da imagem tracejada e cruza a linha espaço-temporal na qual orbita o artista.

    Daniel Rangel

    curador

     

    SERVIÇO:

    “ENTRELINHAS”

    Abertura: 20 de fevereiro das 18h
 às 22h

    Período expositivo: 20 de fevereiro a 01 de março de 2018

    Endereço: Rua Cônego Eugenio Leite 240 – Jardim Europa, São Paulo

    Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

    Telefone: (11) 3063-4630

    Exposições PassadasVeja nossas coleções passadas