• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaLançamento livro O Paradoxo do Olhar Fotografias de Claudio Edinger

    voltar para a agenda15/4/15 | quarta-feira

    Claudio Edinger lança em abril novo livro com exposição no MuBE

    LANÇAMENTO LIVRO 1

    Em O Paradoxo do Olhar, o fotógrafo procura retratar a maneira íntima, universal – com foco e desfoque na mesma imagem – de enxergar o mundo. São imagens do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazônia, Santa Catarina, Paris, Veneza e Los Angeles

    Desde o ano 2000, o fotógrafo Claudio Edinger vem pesquisando a técnica do foco seletivo, na qual coloca em evidência determinados detalhes numa imagem, enquanto outros aparecem fora de foco, como manchas numa tela. “O foco prende nossa atenção e o desfoque libera”, diz ele.

    LANÇAMENTO LIVRO 2

    Resultado deste longo trabalho iniciado no Rio de Janeiro e estendido para a cidade de São Paulo, interior da Bahia, da Amazônia e Santa Catarina, além de chegar à Paris, Veneza e Los Angeles, é o livro O Paradoxo do Olhar, que será lançado dia 15 de abril, pela Editora Madalena, no MuBE, em São Paulo.

    “Vemos as coisas focadas e desfocadas ao mesmo tempo. É com este paradoxo do olhar que convivemos no dia-a-dia, metáfora para nossas inúmeras contradições. Às vezes o desfocado tem mais peso e importância do que o que está em foco. A beleza do mundo é esta mistura de imperfeições, a dualidade, a riqueza de contrastes – luz e sombra – que tornam todas imagens possíveis”, diz o fotógrafo.

    LANÇAMENTO LIVRO 3

    A edição com 196 páginas e 104 fotos tem texto de Agnaldo Farias e Guilherme Ghisoni e coordenação editorial da artista visual Claudia Jaguaribe.  Para o lançamento do livro, Edinger fará uma exposição com 31 imagens, de 160 x 200 cm no Museu Brasileiro de Escultura, o MuBE.

    “A fotografia de Claudio Edinger tem muitas facetas, entre as mais marcantes está no fato de que ela deriva de sua maneira de entender as coisas do mundo. Para Edinger, não existem limites fixos, mas realidades que se permeiam e se organizam em diferentes formatos e momentos. Esta percepção introduz a questão do foco seletivo. É uma linguagem que dinamiza o nosso olhar porque faz da inclusão e exclusão uma situação fluida e não estática”, conclui Claudia Jaguaribe.

     

    livro O Paradoxo do Olhar

    Fotografias de Claudio Edinger

    Editora Madalena e Editora Terceiro Nome

    R$ 200

     

     

    Lançamento

    Data: dia 15 de abril, às 19h

    Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura