• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaO Centro Cultural São Paulo abre a exposição As Donas da Bola

    voltar para a agenda

    Nair Benedicto

    Nair Benedicto

    O Centro Cultural São Paulo abre a exposição As Donas da Bola, com curadoria de Diógenes Moura, patrocínio Petrobras e Caixa Econômica Federal, reunindo 11 dos mais representativos nomes da fotografia brasileira: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto. A exposição tem um conjunto com 121 imagens, cor/ preto e branco, as quais retratam a presença da mulher e suas relações com a cultura do futebol, esporte tão característico do universo masculino.

    Especialmente neste momento em que tudo parece girar em torno da bola, é preciso desconcentrar o futebol do mundo masculino e intensificar a participação da mulher neste espaço, exibindo a diversidade das suas experiências e realidades. Superados os preconceitos e desigualdades de gêneros, a atenção se volta ao olhar feminino, aos detalhes que sua sensibilidade aguçada lhe permite captar. Para este projeto, as imagens foram feitas em diversos locais do país – como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá e Bahia, entre outros -, mostrando, além das peculiaridades de cada região, que o fanatismo e o amor pelo time também pertencem ao universo feminino. Com fotografias em planos abertos e retratos, os ensaios ultrapassam o trabalho documental e chegam a um resultado ensaístico, especialmente pensado para a exposição. O “futlama” (futebol na lama) de Macapá, tribos indígenas praticando o esporte, mulheres jogando e a praia de Ipanema como um belo cenário ao fundo, detalhes de objetos decorativos em casas de torcedoras – são algumas cenas que estarão expostas.

    As Donas da Bola reúne fotógrafas profissionais com grande experiência no fotojornalismo, seja em trabalhos autorais ou em ensaios, e mostra o lado delas acerca desta tradição, por meio de um modo de ver especial, sensível, de um ponto de vista interior – sem a pretensão de considerá-lo material de consumo. “Essa iniciativa pretende preencher uma lacuna importante ao aplicar a percepção e a consciência social sobre a importância da mulher no futebol enquanto esporte, dentro de uma cultura nacional ainda em formação.”, comenta Diógenes Moura.

    Neste sentido, o material produzido e apresentado nesta mostra resulta em um documento fundamental para o entendimento e a compreensão da fotografia, a partir de um olhar feminino sobre o maior fenômeno cultural do Brasil.