• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaPaço das Artes traz Cassio Vasconcellos, artista da 2ª Edição do Clube Hall

    voltar para a agenda

    O Paço das Artes abre no dia 17 de maio, às 11h, a exposição Aéreas do Brasil, do fotógrafo Cássio Vasconcellos. Na ocasião, ocorre o lançamento do livro homônimo “Aéreas do Brasil”, da BEI Editora. A entrada é gratuita.

    Aéreas do Brasil apresenta um panorama das fotografias aéreas clicadas por Cássio Vasconcellos de norte a sul do país desde 1996. Integrante do projeto “Maio Fotografia”, a mostra é composta por dez paineis fotográficos (1m x 2m, em média), e 15 fotos de paisagens (medidas variadas).

    Com mais de 700 horas de voos de helicóptero como fotógrafo e como piloto, Cássio Vasconcellos é autor do maior acervo de imagens aéreas do Brasil. Em 33 anos de carreira, fez da visão aérea um estilo fotográfico singular, capaz de resignificar paisagens de todos os tipos.
    Assim, o visitante poderá ver, de um ângulo diferente, lugares familiares, como a praia de Ipanema, o Sambódromo e os arranha-céus paulistanos, e também a reconhecer a beleza em paisagens desconhecidas ou irreconhecíveis, como salinas, dunas do rosado e plantações de laranjas.A mostra Aéreas do Brasil faz parte da programação da Semana Nacional de Museus e fica em cartaz até 22 de junho no Paço das Artes.
    convites finais.indd
    Mais sobre o livro
    http://www.aereasdobrasil.com.br
    Com introdução do escritor e jornalista Xavier Bartaburu, o livro conta com um ensaio inédito do carnaval paulistano de 2014, mostrando a visão aérea dos desfiles das escolas de samba. O projeto gráfico de Helio Rosas apresenta duas capas, com fotos do Rio de Janeiro e São Paulo, numa edição de luxo.
    “Visto do alto, o mundo revela geometrias imprevistas. Assim, laranjais no interior paulista podem ser tão inesperadamente abstratos como um conjunto de salinas no litoral potiguar. Da mesma forma como São Paulo, sob a névoa do amanhecer, pode transfigurar-se numa estranha cordilheira de concreto. Mas nem tudo, claro, é abstracionismo. Seria condenável até, de certo modo, geometrizar a voluptuosidade das curvas cariocas, por exemplo. Muito menos os contornos que mar e baía se encarregaram de desenhar, desobrigando todo artista de qualquer abordagem que não a contemplação reverenciosa ou o registro complacente. E é exatamente como a lente de Cássio se entrega a essas paisagens.”
     Da introdução de Xavier Bartaburu
    Sobre o autor
    Cássio Campos Vasconcellos (São Paulo, 1965) iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Seus trabalhos já foram exibidos mais de 180 vezes em 20 países. Nos últimos anos, o artista (e também piloto) apresentou “Coletivos”, no Today Art Museum (TAM), Pequim, China (2013); “Itinerant Languages of Photography”, Princeton University Art Museum, Princeton, New Jersey, Estados Unidos (2013); e “O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia”, Maison Européenne de La Photographie, Paris, França (2012). Cássio Vasconcellos publicou livros como “Panorâmicas”, “Aéreas” e “Noturnos São Paulo” (2002). Ganhou vários prêmios, como o Conrado Wessel de Arte (2011) e Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA – 2002) e suas imagens fazem parte das principais coleções do Brasil, como o MASP – Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, Brasil), e do exterior, na Bibliothèque Nationale (Paris, França) e no Museum of Fine Arts (Houston, Estados Unidos).
    MAIO FOTOGRAFIA | AÉREAS DO BRASIL | CÁSSIO VASCONCELLOS
    Abertura e lançamento de livro: 17 de maio de 2014, sábado, às 11h
    Sala Multiuso
    Visitação atté 22 de junho
    Grátis | Livre
    Ficha técnica
    Português • 1ª edição • 2014
    236 pp. • 26,6 cm x 21,3 cm.
    Preço: R$ 120 (vendas pelo site www.bei.com.br)
    ISBN: 978-85-7850-123-5