• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaRicardo Camargo Galeria apresenta “Mercado de Arte” com 26 artistas

    voltar para a agenda

    Ricardo Camargo Galeria inaugura a 14a edição de sua mostra coletiva Mercado de Arte, com 44 trabalhos – pinturas, desenhos, esculturas – de 26 artistas. Seguindo um conceito já estabelecido nas edições anteriores, a maioria das obras é inédita ou está fora de circulação há no mínimo 20 anos, reunindo expoentes da arte moderna e vanguarda brasileiras e artistas internacionais. A exposição também presta uma homenagem aos 120 anos de nascimento do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, e conta com 5 peças inéditas de sua autoria.

    Sob a curadoria de Ricardo Camargo, expografia de Attilio Baschera e Gregorio Kramer e texto crítico sobre Brecheret assinado pela historiadora e crítica de arte Daisy Peccinini, os artistas participantes comungam do espaço expositivo da galeria, criando um panorama visual com raras possibilidades de ser duplicado. Dentro do modernismo brasileiro, destacam-se Paisagem com Lago, de Anita Malfatti, além de duas telas exclusivas feitas por Vicente do Rego MonteiroDescida da Cruz e Le Couple. A eles se juntam a tela Vaso de Flores, de José Pancetti, e a pintura a guache Composição Abstrata, de Antonio Bandeira. A força da vanguarda nacional surge nesta mostra com a tela Oban, de Antonio Henrique Amaral, seguida por O Homem que Mora no Sol, de Luiz Paulo Baravelli, e a escultura em bronze de Edgard de Souza, apontando para o individualismo dos anos 90.

    A Ricardo Camargo Galeria ainda realizou uma seleção de 12 obras assinadas por seis artistas internacionais, a maioria delas inéditas no país. Neste grupo, encontram-se o nanquim Ossie Clark, de David Hockney, dois desenhos do construtivista uruguaio Joaquín Torres GarcíaConstructivo con Corazón, e Constructivo Con Sol Y Luna. Diego Rivera se impõe com a força telúrica de sua Cabeça de Camponês, enquanto Fernando Botero transparece sua abundância de formas no grafite Mulher Sentada e na aquarela Cesta de Uvas. Destacam-se ainda o par de pinturas do uruguaio Pedro Figari, Indecision e Candomblé, além da tela Estudio de Sol, de Emilio Pettorut

    Por fim, o conjunto das cinco obras de Victor Brecheret selecionadas para esta exposição coletiva compreende as esculturas Casal de Pombos, Condessa Renata Crespi da Silva Prado, Torso Masculino, Cabeça de Juranda e Cristo com Anjos, percorrendo quatro décadas do itinerário de sua carreira de sucesso.

    “Esta diversificada edição do Mercado de Arte, com trabalhos vigorosos e delicados, marcam a atualidade atemporal das obras de arte de qualidade.”, conclui Ricardo Camargo.

    www.rcamargoarte.com.br