• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaSolar da Marquesa exibe série inédita de Thereza Salazar

    voltar para a agenda

    Artista apresenta “Atopias”, com 9 backlights inéditos com colagens de animaisselvagens e paisagens fantásticas. Apresentação do crítico Adolfo Montejo Navas

    Thereza Salazar. Série Atopias 1. 2013 (backlight, 73x33cm)

    Thereza Salazar. Série Atopias 1. 2013 (backlight, 73x33cm)

    O Museu da Cidade-Solar da Marquesa abre no dia 31 de maio, às 11 horas, a mostra individual “Atopias”, com nove trabalhos inéditos de Thereza Salazar. São colagens digitais montadas sobre backlights, onde Thereza apropria-se de imagens de bichos e de paisagens fantásticas, muitas delas oriundas de enciclopédias antigas e também de ilustrações de literatura de ficção científica.

    Segundo Thereza, que coleciona referências visuais de animais selvagens e de iluminuras medievais, foi a paisagem estéril e apocalíptica dos livros que determinou a presença do animal. Assim, o lobo, o veado, o águia, o lagarto, a cobra, o abutre, o morcego e a rã de “Atopias” contracenam com o fundo da imagem e não o inverso. A manipulação cuidadosa das ilustrações de diversas procedências e, portanto, de diferentes qualidades gráficas, preservou o caráter inverossímil e algo kitsch das colagens, efeito realçado ainda pelo backlight.

    Para o crítico Adolfo Montejo Navas, que assina o texto que acompanha a mostra, “numa época em que cada vez tem menos valor o espaço, já devorado pelo tempo e, a sua vez, este deglutido pela velocidade –que tão facilmente converte tudo em sucata temporal–, estas atopias paisagísticas de Thereza Salazar se apresentam como paradoxos espaciais, cenografias de outros “não lugares” (…). Para ele, com Atopias, está-se “no paraíso da incerteza, na fantasmagoria do não lugar, em outros cenários, tão lendários como futuríveis”.