• (11) 3063-4630 / (11) 98108-6767
  • contato@artehall.com.br

  • AgendaValdiz Cruz expõe na galeria Bolsa de Arte São Paulo

    voltar para a agenda

    CRONOTOPOS – Bolsa de Arte São Paulo
     1939491_1486092634953531_7692452273179379695_o
    A palavra cronotopos vem da união de duas palavras gregas: cronos=tempo e topos=lugar, e como conceito foi desenvolvida por Mikhail Bakhtin na década de 1930, em um ensaio sobre literatura. Pode significar algo como “o lugar onde os nós da narrativa se fazem e se desfazem” e “unidade de espaço-tempo indissociável e de caráter formal expressivo”.
    CRONOTOPOS – fotografias de Valdir Cruz é a reunião de diversas imagens realizadas em diferentes tempos e diferentes lugares e, de certa forma, sintetiza a trajetória do artista nos últimos 20 anos. Sem caráter retrospectivo, a mostra traz fotografias em que o tempo de exposição das imagens é quase sempre expandido, e o espaço nem sempre é imediatamente reconhecível. Fotografias atemporais em sua maioria pois não há nada determinante que possa qualificar o tempo (a data da imagem) e raramente reconhecemos de imediato o lugar fotografado.
    Esse é o mistério dessas imagens aqui ordenadas com a finalidade de singularizar a exuberância da paisagem brasileira. Philippe Dubois defende que a imagem fotográfica “é um golpe e um corte no tempo e no espaço” e diante dessa afirmação buscamos uma narrativa que pudesse inspirar no espectador a rica sensação de desorientação espacial e temporal.
    Rubens Fernandes Junior, pesquisador e curador de fotografia.
    Guarapuava – Bolsa de Arte Porto Alegre
    Há mais de 30 anos o fotógrafo Valdir Cruz fotografa a cidade paranaense Guarapuava, sua cidade natal. A mostra que ficou em cartaz em Porto Alegre até 17 de maio é resultado deste trabalho. As fotos produzidas também estão no livro recém lançado. Saiba mais.
    Exposição Guarapuava na galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre

    Exposição Guarapuava na galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre