Nasceu em Belo Horizonte, 1958. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Obra Exclusiva para o Clube Hall 8a Edição:
Título: “Fortune, Foretell, Foresee”, 2015
Técnica: Acrílico e espelho
Dimensões: 38 cm de diâmetro
Biografia:
Graduada em Artes Plásticas pela FAAP (1982), mestre pela School of the Art Institute of Chicago (1986) e doutora pela ECA/USP (2000). Em 2001, foi bolsista da Guggenheim Foundation, Nova York; em 2005, foi convidada pela Rijksakademie de Amsterdã para o programa de artista palestrante e pelo Programa de Residência da Universidade Nacional de Bogotá, Colômbia, 2007. Neste mesmo ano, foi nomeada para a Ida Ely Rubin Artist-in-Residence pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) como artista visitante, onde orientou alunos de mestrado, realizou pesquisa e palestras sobre seu trabalho. Em 2013, o Humanities Research Center, da Rice University, Huston (EUA), outorgou a bolsa de pesquisa Lynette S. Autrey Visiting Scholars para desenvolver a pesquisa Natura In-Vitro: Interrogando a Modernidade e atuar como professora visitante.
Sua primeira individual, Objetos e Interferências, foi realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1982. Participou de quatro versões da Bienal Internacional de São Paulo (1983, 1987, 1991 e 2000), da VII Bienal de Havana (2000), da Bienal de Istambul (2001) e da Bienal de Cingapura (2006). Dentre as individuais no Brasil, destacam-se: Porto Pampulha (1997); Relax’o’vision (1998); Numinosum (2002); Enigmas de uma Noite (2004); Fortuna e Recusa ou UKYIO-E, a Imagem de um Mundo Flutuante (2008); Desviantes (2011); e Tautorama (2013). No exterior, destacam-se as individuais: Middelburg Airport Lounge com Parede Niemeyer (Holanda, 2001), Entrückte Körper – GRU/TXL (Berlim, 2002), Landscape for Exit I and Exit II (Portugal, 2005), Cristal Waters (Holanda, 2008).
Participou de inúmeras exposições coletivas em museus internacionais, entre eles: New Museum of Contemporary Art (Nova York, 2003); Royal College of Art (Londres, 2003); Schirn Kunsthalle (Frankfurt, 2003); Akademie der Künste (Berlim, 2003); 21st Century Museum of Contemporary Art (Kanasawa, Japão, 2004); Insite no San Diego Museum of Art (San Diego) e no Toyota Municipal Museum of Art (Japão, 2008). Para a exposição Soonsbeek_10, em 2008, realizou projeto em colaboração com a comunidade local de Arnheim (Holanda). Realizou instalações para o Museum of Contemporary Art Tokyo (Tóquio, 2009), o Hiroshima City Museum of Contemporary Art (Hiroshima, 2009) e o Yerba Buena (São Francisco, 2009).
Em 2013, idealizou e realizou um grande projeto colaborativo inédito, Natural-Natural: Paisagem e Artifício, convidando artistas e artesãos, arquitetos e pesquisadores de diversas áreas do Ceará, com a realização de duas exposições (Fortaleza, MAC, e Juazeiro do Norte, CCBNB). Deviating Utopias foi a individual que a artista realizou nos Estados Unidos no Frist Center for the Arts, em Nashville, Tennessee em 2013. Para 2014, realizou a instalação inédita Atlântica Moderna: Purus e Negros, resultado de sua pesquisa no Humanities Research Center da Rice University, a convite do Museu Vale em Vila Velha, Espírito Santo; e a individual Euryale Amazonica, na Sicardi Gallery, Houston, EUA. Neste mesmo ano, foi ainda convidada pela Fundação Iberê Camargo a participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, realizando uma série inédita para a instituição.
Em 2015, a artista realizou as exposições individuais Sinfonia Tropical para Loos, na Galeria Vermelho em São Paulo. Ana Maria Tavares foi convidada pela Rolls Royce para desenvolver um projeto especial para uma exposição individual, Deviating Utopias, realizada em Maio de 2015 durante a Gallery Weekend de Berlim. Este mesmo conjunto de trabalhos fará parte da individual que a artista realizará em setembro na Galerie Stockle Hauser em Stuttgart, Alemanha. Em agosto de 2015 realizará Cárceres a Duas Vozes: Piranesi e Ana Maria Tavares, uma individual inédita no Museu Lasar Segall, em São Paulo. Para novembro de 2015 prepara uma mostra individual para a Galeria Silvia Cintra, Rio de Janeiro; é artista convidada para a Bienal Internacional de Curitiba em setembro e para uma mostra coletiva na Serpentine Gallery, Londres, em novembro deste mesmo ano.
Desde 1982, Ana Maria Tavares dedica-se a atividades didáticas em nível superior. Em 1993, ingressou no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde realiza atividades docentes, de orientação e pesquisa com alunos e artistas da Graduação e da Pós-graduação em Poéticas Visuais. É coordenadora do programa de parceria internacional entre o Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e o Art Department da Vanderbilt University, EUA, promovendo intercâmbio e pesquisa e realização de projetos artísticos. Em 2013, por ocasião de sua exposição Natural-Natural: Paisagem e Artifício, realizada em Fortaleza, organizou, em parceria com Fabiola López-Durán, o Seminário Internacional LAB-04: Diálogos da Modernidade: Entre Ciência, Política e Estética, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Esta exposição faz parte do projeto de pesquisa que desenvolve, desde 2008, em parceria com Fabiola López-Durán.
Possui obras em inúmeras coleções privadas e em acervos públicos, como: Kröller Müller Museum, Holanda; FRAC-Haute Normandie (Fonds Régional d’Art Contemporain), França; Fundação de Serralves, Portugal; Culturgest, Portugal; Fundação Arco, Espanha; Museum of Fine Arts Houston, EUA; e, no Brasil, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea da USP; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu de Arte de Brasília; Coleção de Arte da Cidade de São Paulo do Centro Cultural São Paulo; Universidade Federal de Uberlândia; Casa da Cultura de Ribeirão Preto e SESC Belenzinho.